Siga o OTD

Vôlei

Brasileiro isolado na Arábia Saudita luta para voltar ao país

Leonardo Amâncio está “preso” em hotel de cidade que fica a 300 quilômetros da capital Riad sem previsão de retorno ao Brasil

Leonardo Amâncio Atleta Brasileiro Vôlei Coronavírus
Leonardo Amâncio vestiu a camisa do Thahlan Sports Club nesta temporada (Instagram/h.leo.amancio)

Atletas brasileiros pelo mundo estão passando por dificuldades por causa da pandemia de coronavírus. Leonardo Amâncio, jogador de vôlei, é mais um deles. Contratado pelo Thahlan Sports Club, da Arábia Saudita, o ponteiro está isolado em um hotel na cidade de Al Dawadimi desde o cancelamento da liga saudita há quatro rodadas de seu final. O município fica por volta de 300 quilômetros de Riad, capital do país.

+ Coronavírus: atletas não terão desempenho afetado após doença

“O campeonato parou no dia 14 de março. E entramos em quarentena. Tudo aconteceu muito rápido. Os aeroportos locais estão fechados. E, agora, praticamente todo o país está em lockdown. Ninguém pode sair na rua. Está muito complicado. Se alguém é pego andando na rua sem justificativa, a multa pode chegar a um valor equivalente a R$ 12 mil”, revelou o jogador em entrevista à Agência Brasil.

O atleta vestiu a camisa do clube da segunda divisão da liga saudita nesta temporada e tinha volta ao Brasil programada para o dia 10 de abril. Porém, isso ficou inviável depois do fechamento dos aeroportos do país por conta do coronavírus.

“O clube está pagando a hospedagem e a alimentação. E querem também adiar a minha passagem até que os aeroportos reabram. Talvez isso ocorra só em junho. Não tem praticamente nenhum estrangeiro aqui. Os europeus já foram repatriados. Está difícil. Preciso voltar para casa”, solicitou Leonardo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Sem previsão de retorno

Assim como a jogadora de vôlei Raquel Löff, que estava na Ucrânia e conseguiu voltar ao Brasil nesta terça-feira (7), Leonardo também já fez contato com a embaixada brasileira do país em que está vivendo e com o Itamaraty. Com o avanço do coronavírus, o atleta não conseguiu deixar a Arábia Saudita.

+ Após sufoco no Equador, nadadores desembarcam no Brasil

“O consulado entrou em contato comigo. Estou aguardando a resposta deles há mais de duas semanas. Não recebi nenhum orçamento, nenhuma novidade. Estou sem previsão de retorno ao Brasil”, desabafou o atleta, que disputou sua primeira temporada fora do Brasil.

Mais em Vôlei