Siga o OTD

Basquete

NBB e CBF aprovam auxílio financeiro para árbitros

Em encontro por videoconferência, os clubes também aprovaram a redução de até 20% no salário base dos executivos da Liga Nacional de Basquete nos próximos cinco meses

Reunião videoconferência
Os encontros semanais estão sendo realizados por videoconferência (LNB/Divulgação)

A Liga Nacional de Basquete (LNB) promoveu um encontro por videoconferência em que estiveram presentes os 16 clubes que disputam a atual temporada do NBB, o presidente e os diretores executivos da entidade que organiza a competição. Na reunião, os representantes de suas agremiações e da Liga aprovaram auxílio financeiro aos árbitros do campeonato e a redução de até 20% no salário base dos executivos da instituição nos próximos cinco meses.

Os valores da contribuição monetária aos juízes da competição ainda serão aprovados pelo Conselho de Administração da LNB na próxima semana. Ao contrário dos demais profissionais do NBB, que possuem ligação empregatícia com as associações esportivas, a equipe de arbitragem presta serviços, portanto, não possui remuneração fixa, ganhando somente a cada partida. A medida surge para suprir a falta de jogos por conta da pandemia de coronavírus.

Redução salarial dos executivos da LNB

Os clubes também validaram a redução salarial dos executivos da LNB como forma de realizar uma economia de gastos dentro do orçamento global da entidade na temporada 2019/20. “Não é momento de tomar nenhuma decisão precipitada. Por isso, estamos nos reunindo toda semana com os clubes, com os representantes dos atletas e dos técnicos para ouvir todos anseios e as dificuldades de cada área”, afirmou Nilo Guimarães, presidente interino da LNB.

A LNB vem se reunindo semanalmente com todos os envolvidos no NBB em encontros ppor videoconferência realizados às quintas-feiras. “Essa sempre foi a essência da Liga e, em um momento difícil em que toda a sociedade está passando, é muito positivo ver a maturidade que os clubes estão lidando com essa situação”, completou o mandatário da entidade.

+ Eduardo Barbosa aponta lado positivo de adiamento dos Jogos

CBF também libera verba para ajudar arbitragem

Todos os 479 integrantes aptos do quadro nacional de arbitragem serão ajudados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) durante a paralisação do esporte no Brasil devido ao coronavírus. Os árbitros e assistentes receberão antecipadamente uma taxa de arbitragem, calculada a partir do maior valor pago para sua categoria.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Além do suporte financeiro, a CBF, por intermédio da Comissão Nacional de Arbitragem, oferece também apoio psicológico, aulas teóricas aplicadas por videoconferência e instruções para manter o condicionamento físico durante este período sem eventos esportivos.

Mais em Basquete