Siga o OTD

Santiago 2023

Paulo Wanderley projeta 2º lugar nos Jogos Pan-Americanos

Em entrevista ao OTD, presidente do COB fala sobre metas para o time Brasil nos Jogos Pan-Americanos e sobre a preparação para Paris-2024

Paulo Wanderley, presidente do COB, faz discurso em púlpito - Jogos Pan-Americanos
(Foto: Luiza Moraes/COB)

Em 2023, a principal missão do Time Brasil será os Jogos Pan-Americanos. O multi-evento esportivo, que reúne atletas dos 42 países do continente americano, acontecerá entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro em Santiago, no Chile. E o Comitê Olímpico do Brasil (COB) quer pelo menos manter o bom resultado da última edição do Pan.

Em Lima-2019, o Brasil fez uma campanha histórica, com 54 medalhas de ouro, 45 de prata e 70 de bronze, totalizando então 169 pódios. Foi a melhor participação do país, tanto em medalhas no total, como na quantidade de ouros. Além disso, o Brasil alcançou a segunda posição do quadro de medalhas pela primeira vez desde os Jogos Pan-Americanos de São Paulo, em 1963. Para 2023, o COB projeta pelo menos manter a segunda colocação no quadro.

“Não fazemos por menos: no mínimo repetir a posição de vice-campeão do continente americano entre os 42 países. O segundo lugar em 2019 foi muito importante para nós e a meta é de pelo menos manter”, disse Paulo Wanderley, presidente do COB em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

O dirigente ainda comentou sobre a dificuldade de superar os Estados Unidos na classificação geral dos Jogos Pan-Americanos. O país da América do Norte conquistou 122 medalhas de ouro em Lima, mais que o dobro da delegação brasileira.“Não é que a gente não busque a primeira colocação, mas temos que ser realistas. Temos os Estados Unidos como maior país em termos esportivos no mundo no nosso continente. Se pudesse, eu mandava eles para a África ou a Ásia. Mas não dá, então vamos enfrentá-los”, brincou o dirigente.

Bons resultados em 2022 guiam COB até Paris-2024

Com a pandemia de Covid-19 atrasando os Jogos Olímpicos de Tóquio em um ano, o ciclo de Paris-2024. Com um ano a menos, o trabalho dos atletas é mais intenso para chegar na Olimpíada no auge do desempenho. “O caminho é curto para todos os países. Mas nossa equipe do Brasil está se esforçando muito no dia a dia”, afirmou Paulo Wanderley.

Para o COB, os bons resultados do último ano, indicam que o Time Brasil está no caminho certo para cumprir suas metas nas grandes competições do ciclo olímpico. Em 2022, o Brasil conquistou 23 medalhas em provas olímpicas nos Campeonatos Mundiais: foram sete de ouro, seis de prata e dez de bronze. O resultado é melhor do que o de Tóquio-2020, quando o Brasil teve 21 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes).

O desempenho do Time Brasil nas principais competições internacionais anima Wanderley. “Os resultados, que são nossos verdadeiros parâmetros, nesse momento são ótimos. Nós temos uma boa possibilidade de conseguir bons resultados nas competições próximas: os Jogos Pan-Americanos, os Jogos Mundiais de Praia e, consequentemente, nos Jogos Olímpicos de Paris”, afirmou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vale destacar que em 2023, além dos Jogos Pan-Americanos, também acontecem vários campeonatos mundiais e torneios classificatórios para Paris-2024. Até o momento, o Brasil tem 19 vagas na próxima Olimpíada: 18 da seleção feminina de futebol e uma do tiro esportivo. Assim, a lista deve aumentar ao longo do ano. Em Tóquio-2020, a delegação brasileira contou com 312 atletas em 28 esportes.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023