Siga o OTD

COB

COB lança projeto Memória Olímpica no 2º Congresso Olímpico Brasileiro

Visando fortalecer o Movimento Olímpico e preservar a história brasileira, COB lança projeto Memória Olímpica

Servílio e Fofão recebem certificados de doação ao Movimento Olímpico
Fofão e Servilio com seus certificados de doação ao Memória Olímpica ao lado do diretor-geral do COB, Rogério Sampaio (Foto: Miriam Jeske/COB)

Após a emoção de serem imortalizados pelo Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em cerimônia especial no primeiro dia do 2º Congresso Olímpico Brasileiro, as lendas do esporte olímpico Servílio de Oliveira (boxe) e Fofão (vôlei) participaram do lançamento do projeto Memória Olímpica da entidade neste domingo (20). A doação de itens de acervo pessoal destes atletas marcou o início da iniciativa, que visa fortalecer o Movimento Olímpico nacional.

+ COB faz balanço positivo do primeiro dia do Congresso Olímpico

“Ontem, esses ícones do esporte nacional foram homenageados no Hall da Fama do COB e hoje eles muito nos honram com a doação de objetos carregados de significados e de história, que serão imediatamente incorporados ao acervo da Memória Olímpica e tratados com muito carinho. Nosso objetivo é preservá-los e disponibilizá-los em exposições e outras iniciativas para que o público, principalmente crianças e jovens, conheçam suas histórias”, disse Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e campeão olímpico em Barcelona-1992.

Fofão e a camisa do ouro olímpico

Fofão doou o uniforme da campanha do ouro em Pequim-2008. Já Servílio deixou sob a guarda do COB os dois certificados de medalhista olímpico cedidos pelo Comitê Olímpico Internacional. Além disso, o boxeador também entregou a camiseta e o calção usados na histórica conquista do bronze nos Jogos Olímpicos da Cidade do México 1968.

Rogério Sampaio ergue camisa doada por Fofão (Foto: Miriam Jeske/COB)

“Estou emocionada. Tanto ontem, no Hall da Fama, quanto hoje nesse momento de doação do meu uniforme para o Memória Olímpica. Poder contribuir é muito importante para mim e essa iniciativa é especial para o esporte. Acho que o COB está dando um passo essencial, pois precisamos valorizar nossa história. O esporte é um dos nossos maiores orgulhos e é muito bom saber que meu uniforme será tratado com muito carinho, pois o usei em um dos momentos mais marcantes da minha vida”, disse Fofão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Memória Olímpica

Além de incentivar a doação de objetos e material esportivo de suas participações em Jogos, o Memória Olímpica tem como objetivo o registro de depoimentos da trajetória esportiva de cada ídolo. O Memória Olímpica é um projeto da área de Cultura e Valores Olímpico do COB, responsável pelo acervo histórico-cultural da entidade.

Mais em COB