Siga o OTD

COB

COB e Confederações usam ambiente virtual na quarentena

Atividades online voltadas para atletas, técnicos, árbitros e dirigentes vão desde a realização de eleições até treinos e competições entre principais nomes das modalidades

COB e Confederações usam o mundo digital durante a pandemia
Comitê Olímpico Brasileiro e confederações tem usado de lives durante a pandemia (Instagram Time Brasil)

O isolamento social como medida protetiva à pandemia de Covid-19 está desafiando todas as instituições a se reinventarem. O esporte, sem competições e nem treinamentos, tem usado o ambiente virtual como grande aliado durante o período de quarentena no país inteiro. Esse novo cenário fez com que o COB e as confederações buscassem alternativas para seguir apoiando o esporte no período.

+ Assista à primeira edição do Debate Olímpico

As atividades realizadas pela internet pelos órgãos gestores das modalidades olímpicas vão desde reuniões diárias entre colaboradores até treinos em casa e competições virtuais entre principais atletas da modalidades, passando pela realização de Assembleias, e, é claro, as lives com integrantes das comissões técnicas multidisciplinares com dicas para os esportistas e com os atletas de destaque falando sobre suas carreiras.

“O COB se mobilizou para inspirar e sensibilizar a sociedade no combate à Covid-19 usando as redes sociais da entidade que contam com milhares de seguidores.. Em parceria com as Confederações e, mais recentemente, com o Comitê Paralímpico Brasileiro, temos realizados lives com grande repercussão entre os fãs do esportes e os veículos de imprensa. Criamos duas campanhas virtuais que tiveram grande adesão. A tecnologia é uma grande aliada para continuarmos disseminando os valores olímpicos nesse período difícil pelo qual estamos passando”, disse Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Ações contra o coronavírus

O COB está realizando as campanhas digitais #UmÚnicoTime para conscientização dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus e #TimeBrasilemCasa de apoio aos trabalhadores na linha de frente de combate ao Covid-19. Pensando na situação das crianças durante o período de isolamento social, houve também a criação de material lúdico (cadernos de colorir e passatempo), que foi disponibilizado gratuitamente pelo site e redes sociais do COB para download.

O mote da atuação das Confederações não é diferente. Alguns dos pontos em comum entre todas as entidades são o atendimento aos atletas em diversas áreas como médica, nutricional, preparação física e técnica, dentre outras, e a orientação sobre atividades e proteção da saúde durante a pandemia. Além de, obviamente, as lives com os principais nomes das modalidades.

Resumo

CBAt

A CBAt realizou mesas-redondas em que técnicos renomados conversam com outros técnicos, estudantes e profissionais da área sobre como é o treinamento de seus principais atletas. Entre os participantes, Elson Miranda falou sobre como foi o treinamento da Fabiana Murer no salto com vara; Nélio Moura sobre Maurren Maggi no salto em distância; e Arataca sobre Almir Júnior no salto triplo. São verdadeiras palestras com gráficos, desenhos e estudos que duram até três horas com grande adesão.

+ Saiba mais 

CBB

A Confederação Brasileira de Basquete realiza lives semanais com atletas e personalidades do esporte. Criaram também a nossa fanbase digital, e além disso, tivemos reuniões de Zoom sobre arbitragem e gestão do esporte. Toda quinta-feira, o departamento de performance faz reuniões de diversas áreas – saúde, preparação física, técnica e fisioterapia – com ótimo engajamento.

+ Saiba mais

CBBoxe

A Confederação Brasileira de Boxe tem realizados reuniões virtuais semanais entre treinadores, treinadores com atletas para acompanhar os treinos individuais dos atletas, os atletas usam aplicativo para enviar os resultados da preparação física para a comissão técnica. Todos os treinadores da seleção permanente fizeram vídeos de treinamentos e enviaram para os atletas. E a troca de informações entre todos através de grupos nos aplicativos de mensagens tem sido intensa.

CBC

A Confederação Brasileira de Ciclismo realizou campanha de conscientização para todos ficarem em casa, lives com profissionais de diversas áreas e uma cartilha virtual que traz orientações gerais sobre a COVID-19 e como fazer a manutenção dos treinos em época de pandemia.


CBCa

A Confederação Brasileira de Canoagem realizou a Assembleia Geral e a eleição da Comissão de Atletas totalmente online, inclusive com sabatina nos candidatos.

CBDA

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos realizou reunião online com os presidentes de Federações Estaduais, disponibilizou reportagens em seu canal no YouTube, realizou uma clínica de capacitação de saltos ornamentais e disponibilizou atendimento jurídico online para atletas.

CBDG

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo vem realizando em seu perfil do Instagram (@icebrasillives com atletas de todas as modalidades. Além disso, no Instagram da Arena Ice Brasil, (@arenaicebrasiloficial), já realizou duas lives internacionais. Sob o comando do atleta da seleção brasileira de curling Sergio Vilela, conversas foram realizadas com a atleta olímpica da modalidade Anna Sidorova e com representantes na World Curling Federation do México, República Dominicana e Guiana. Além disso, a entidade está realizando reuniões semanais com comitês técnicos e atletas de cada modalidade e fará cursos off ice de patinação, curling e hockey.

CBE

A Confederação Brasileira de Esgrima tem replicado os treinamentos online que estão sendo feitos pelos clubes, salas de esgrima e atletas. Foi realizada uma mesa-redonda virtual no canal da CBE no YouTube para debater os impactos do novo coronavírus na esgrima.

CBG

A Confederação Brasileira de Ginástica realiza treinamentos diários online para as seleções de ginástica artística e rítmica e disponibilizou uma série de exercícios para jovens ginastas. Além disso, tem organizado palestras com psicólogo, fisioterapeutas e com assessoria de imprensa. Numa segunda fase, a CBG disponibilizou treinos online para todas as modalidades olímpicas e não olímpicas da ginástica. Está fazendo também lives semanais com atletas e com os profissionais envolvidos com a modalidade.

+ Saiba mais

CBGolfe

A Confederação Brasileira de Golfe realizou a Assembleia Geral online e a equipe de preparação física e de coach mental fazem o acompanhamento dos treinamentos online.

+ Saiba mais

CBH

A Confederação Brasileira de Hipismo lançou dois treinos especiais para as modalidades salto e adestramento, que serão filmados pelos cavaleiros e depois avaliados por outros atletas de ponta, no caso do salto, e por juízes oficiais da entidade, no caso do adestramento. Também foram feitas enquetes nas redes sociais de conhecimento gerais e as reuniões com atletas das diversas modalidades, diretoria, oficiais vêm sendo realizadas de modo virtual. Também foram criados grupos de notícia (whatsapp), com envio de novidades para a comunidade hípica.

+ Saiba mais

CBJ

A Confederação Brasileira de Judô tem investido em muitas ações online, entre elas se destacam o Treinão Olímpico, dois treinamentos semanais ao vivo no Instagram da CBJ com dois atletas, sendo um com um atleta internacional convidado e outro com atleta de um clube. Além disso, 12 profissionais da comissão técnica multidisciplinar produziram videoaulas para atletas, incentivaram as Federações Estaduais a realizarem lives com os colaboradores da CBJ e criaram o passatempo do judô para o público infanto-juvenil.

+ Saiba mais

CBR

A Coordenação Técnica da Confederação Brasileira de Remo tem acompanhado e orientado os atletas na sequência de seus treinamentos. Além disso, realizou o Desafio Remo Brasil de Remo Indoor com 112 participantes, um treinamento da seleção brasileira de 200km. Para preencher o tempo em casa, a CBR também recomendou cursos online e deu dicas de treinamento e saúde para atletas.

CBRu

A Confederação Brasileira de Rugby tem investido em lives em seu Instagram, mas também realizou atividades, como workshop para treinadores de clubes, atendimento e acompanhamento médico, nutricional e psicológico, aulas de fisioterapia, palestras com médico do sono para jogadores, monitoramento de mais de 200 atletas juvenis, aula de culinária saudável e fácil para jogadores, análise de vídeo de desempenho com levantamento de dados.

+ Saiba mais

CBSk

A Confederação Brasileira de Skate tem organizado reuniões entre comissão técnica e skatistas que integram a seleção brasileira. Os fisioterapeutas da CBSk, inclusive, têm mantido contato virtual direto com os atletas, orientando e passando treinos. Uma vez por semana, a CBSk está realizando lives no Instagram da entidade, com atletas consagrados, nomes exponenciais do skate e membros da comissão técnica. Em seu canal oficial no Youtube, a CBSk iniciou a série Diários de Quarenta, entrevistando grandes nomes do skate nacional. Além disso, nesse período, a entidade realizou sua Assembleia Geral Ordinária de maneira virtual.

+ Saiba mais

CBSurfe

A Confederação Brasileira de Surfe participou de reunião virtual em que as Confederações Pan-americanas discutiram o futuro do surfe no continente e buscaram entender a situação atual de cada entidade diante da pandemia da COVID-19.

CBTE

A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo realizou um treinamento para atletas da carabina e pistola. Além disso, os atletas da modalidade costumam realizar as atividades de maneira virtual.

CBTKD

No Instagram, a Confederação Brasileira de Taekwondo realizou entrevistas ao vivo semanais com os atletas, treinadores e dirigentes voltadas à informação e troca de experiências, além de divulgar treinos específicos montados pelo preparador físico da seleção da seleção brasileira. De maneira inédita, a CBTKD também transmitirá a 1ª fase do Campeonato Brasileiro Virtual de Poomsae.

CBTri

A Confederação Brasileira de Triathlon realiza reuniões virtuais semanais com toda a equipe, possui um cronograma semanal de duas lives e webinars que, sob mediação de influenciadores do mundo esportivo, abordam diversos temas: treinamento esportivo, medicina do esporte, história do triathlon, bate-papo com os presidentes das Federações Estaduais, marketing esportivo, entrevistas com treinadores e atletas. Foi iniciado também o processo de revalidação e recertificação dos treinadores de triathlon por meio de ambiente virtual. De forma inédita, ocorreu ainda a Assembleia Geral Ordinária da entidade.

CBV

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) organizou lives em parceria com o SporTV; professores e instrutores do Programa VivaVôlei, projeto social da instituição, deram dicas e ensinaram fundamentos para que as crianças possam praticar o vôlei em casa; técnicos das seleções de base também apresentaram exercícios que podem ser feitos em casa e atividades para crianças. Além disso, nas mídias sociais da CBV, os atletas mostram suas rotinas de exercícios e, também, seus outros talentos, como a pintura e a música.

Outras ações importantes foram vídeos com perguntas/respostas, gerando um contato entre fã e atletas; resgate da memória do esporte, aproveitando o gancho das reprises dos Jogos Olímpicos no SporTV. A entidade se propôs a produzir conteúdo informativo com campanhas que mostram pontos importantes no combate ao coronavírus, além de realizar reuniões semanais, às sextas-feiras, para programar as atividades da semana seguinte.

CBW

A Confederação Brasileira de Wrestling tem feito reuniões diárias pelo Zoom entre os colaboradores. Além disso, o árbitro olímpico Eduardo Paz comanda uma reunião semanal, às terças, com participação de árbitros, treinadores e presidentes de federações. Encontros virtuais também debateram o calendário da modalidade. Ainda foi produzido um quiz nas redes sociais sobre a modalidade para engajar os fãs do esporte. Por fim, o treinador-chefe Ángel Torres elaborou um treinamento para ser feito em casa, que foi publicado no site e nas redes sociais.

Mais em COB