Conservatória – Foi dada a largada para a sétima edição do Tour do Rio, um dos principais eventos internacionais de ciclismo estrada da América Latina. A competição teve início nesta sexta-feira (1º) com vitória da fuga. O colombiano Sérgio Henao, da equipe Nu Colombia, passou em primeiro concluindo o percurso de 141,2 quilômetros em 3h32min48. O melhor brasileiro foi João Gaspar (AGI Cycling Team), quarto colocado.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A primeira etapa saiu de Conservatória e passou por Valença, Barra do Piraí e Ipiabas antes de retornar para o ponto de partida inicial, na Rua das Flores. Logo no nono quilômetro, na primeira montanha, a fuga desgarrou do pelotão com seis atletas, incluindo João Gaspar. O brasileiro tentou um ataque junto com o espanhol Oscar Sevilla (Team Medellín), eles conseguiram abrir cerca de um minuto da fuga inicial, mas não sustentaram e acabaram superados.
Sevilla terminou em terceiro, a 4min51 do vencedor e, em segundo, chegou o colombiano Wilmar Paredes (Team Medellín), a 2min36 de Sérgio Henao. João Gaspar passou a 7min27 acossado pelo colombiano Brayan Sanchez (Team Medellín), cruzando a linha de chegada apenas dois segundos atrás do brasileiro.
- ‘Sempre vou estar disponível para seleção’, ressalta Marta
- Caribé e 4×100 masculino avançam no mundial de piscina curta
- Brasil bate China e é campeão da Copa do Mundo por equipes
- Maior campeão Mundial busca hexa com central Flávio no time
- Final entre medalhistas mundiais marca último dia da Seletiva
Outros três brasileiros ficaram no top-10 da primeira etapa: Igor Molina (Pindamonhangaba Cycling Team) e Vinicius Santos (São José Ciclismo), em sétimo e em oitavo lugar com 10min37s atrás do líder, e Pedro Leme (Taubaté Cycling Team), 10min44s atrás de Henao. Outro destaque, o medalhista paralímpico Lauro Chaman (Swift Carbon Pro Cycling Brasil) terminou na 16ª colocação, 11min18s atrás.
Classificação Geral
Encerrada a primeira etapa, Sérgio Henao lidera a classificação geral com 3h32min36. Wilmar Paredes está em segundo 2min40 atrás, em terceiro aparece Oscar Sevilla com 4min58 de defasagem para o líder, Brayan Sanchez aparece em quarto a 7min35 e João Gaspar é o quinto a 7min39 de Henao. A diferença entre os tempos da classificação geral e da chegada devem-se aos bônus de tempo distribuídos durante a etapa.
Três etapas
O Tour do Rio tem três etapas, todas com largada e chegada em Conservatória, um pequeno distrito da cidade de Valença, no Rio de Janeiro. A segunda etapa, que acontecerá neste sábado (2), tem Santa Izabel, Parapeuna, Pentagna, Valença e Barra do Piraí no roteiro, somando 151,2km. Já a última, programada para o domingo (3), tem 151,7km atravessando Barra do Piraí, Valença, Pentagna, Parapeuna e Santa Izabel.
*com Wesley Felix direto de Conservatória