Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lauro Chaman e Bianca Garcia se destacam no Brasileiro

Juntos, atletas da seleção brasileira conquistaram sete medalhas de ouro em que competição que serviu de seletiva para o Mundial

Bianca Garcia e sua guia durante disputa do Campeonato Brasileiro de paraciclismo de pista; Lauro Chaman
(Foto: Miriam Jeske/CPB)

Lauro Chaman e Bianca Garcia foram os principais destaques do Campeonato Brasileiro de paraciclismo de pista, que ocorreu em Indaiatuba, no interior de São Paulo, no último final de semana. Ela conquistou três ouros, enquanto ele faturou quatro títulos. A competição serviu de seletiva para o Mundial da modalidade, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em março.

Bianca Garcia, atleta da classe B2 (baixa visão), encerrou a disputa invicta, com três ouros, nas provas de velocidade, contrarrelógio e perseguição, tendo Nicolle Borges como guia. A ciclista vinha de três medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 e foi eleita a melhor atleta da modalidade em 2023.

Já Lauro Chaman, que compete na classe C5 (bicicletas convencionais), faturou quatro medalhas de ouro e uma de prata. Ele venceu as disputas do contrarrelógio, perseguição, omnium e scratch e ficou na segunda colocação na velocidade. Um dos principais ciclistas da atualidade, o paulista de 36 anos também obteve três medalhas no Parapan de Santiago.

Outro destaque no Campeonato Brasileiro foi Victor Luise (C2), que também levou quatro ouros e uma prata na competição. Ele obteve vitórias na perseguição, velocidade, scratch e omnium e a segunda colocação no contrarrelógio. Assim como Lauro e Bianca, ele esteve no Parapan de Santiago. No entanto, não obteve medalhas.

O Campeonato Brasileiro serviu como seletiva para que a comissão técnica possa compor a equipe que irá disputar o Mundial de paraciclismo de pista, que acontecerá em março, no Rio de Janeiro. O ciclismo é uma das 13 modalidades para as quais o Brasil já possui vagas asseguradas para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia