Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Chuva atrapalha, mas Taça Brasil tem disputas emocionantes

Taça Brasil de pista aconteceu no Velódromo de Curitiba e teve as provas da tarde de sexta e de sábado canceladas por causa da chuva

Taça Brasil de Pista
Wesley Kestrel/CBC

As provas de Eliminação, Keirin, Omnium e finais da Velocidade Individual levantaram a torcida que esteve presente no Velódromo de Curitiba neste domingo, 4 de setembro, para o encerramento da programação da Taça Brasil de Pista. O evento distribuiu pontos para o ranking mundial da modalidade.

+Ciclismo convoca 15 atletas para os Jogos Sul-Americanos

Apesar da chuva que provocou o cancelamento das provas do período da tarde de sexta-feira e no sábado, a Taça Brasil de pista voltou com força total no domingo para definir os campeões em várias provas, entre elas as tradicionais Keirin e Omnium.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na prova Keirin, uma verdadeira disputa de gigantes tomou conta do velódromo. Com presença do colombiano Fabian Zapata, campeão mundial em 2018, além dos principais velocistas do Brasil e países vizinhos, a corrida foi disputada em seu mais alto nível, sendo vencida pelo brasileiro João Vitor, que mostrou muito talento ao dominar a prova de ponta a ponta.

Francisco Miguel, do Equador, terminou na segunda colocação, seguido pelo brasileiro Flávio Cipriano, terceiro colocado. Fabian Zapata completou em quinto lugar. Entre as mulheres, Maria Tereza Muller fez bonito e garantiu a vitória sobre Gabriela Yumi, segunda colocada, e Camila Navarro, do Equador, no terceiro lugar.

Fechando a programação da Taça Brasil de pista, os atletas disputaram a Prova Por Pontos da Omnium masculino. A briga por um lugar no pódio foi acirrada até os últimos momentos. O ciclista Fábio Dalamaria mais uma vez protagonizou uma corrida impecável e sagrou-se campeão com 201 pontos. Diego Ferreyra, do Chile, somou 166 pontos e ficou em segundo lugar, enquanto Ricardo Dalamaria fez 142 pontos e garantiu a terceira colocação.

No feminino, prevaleceu a força e a estratégia da atleta Alice Melo, campeã com 168 pontos. Wellyda Rodrigues conquistou a segunda posição com 138 pontos, e Talita da Luz marcou 118 pontos para fechar o pódio em terceiro.

SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira, por conta das condições climáticas, apenas as provas da manhã da Taça Brasil de pista foram disputadas. A competição coroou o brasileiro Fábio Dalamaria, atual campeão Pan-Americano da Prova Por Pontos, como primeiro medalhista da atual edição após vencer a prova de eliminação. Kacio Freitas terminou em segundo lugar, seguido por Ricardo Dalamaria.

No Paraciclismo, os competidores disputaram medalhas da Taça Brasil de pista nas provas de Scratch masculino e feminino. Jonathan Mineiro garantiu o título entre os homens. Elielson Rodrigues ficou com a prata e Carlos Soares com o bronze.

Sabrina Custódia dominou de ponta a ponta a prova feminina e venceu com grande propriedade. Carolina Barasnevicius conquistou a prata, enquanto Amanda Antunes terminou com a medalha de bronze.

Mais em Ciclismo de Pista