Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Indaiatuba recebe o Brasileiro de Ciclismo e Paraciclismo

Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite e Paraciclismo, em Indaiatuba, vale pontos para o Ranking Nacional, e Ranking UCI classificatório para Tóquio 2020.

Luis Claudio Antunes/CBC

Alta velocidade e muita força são características que não irão faltar durante os três dias de disputas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite e Paraciclismo, que será realizada a partir da próxima sexta-feira (05), seguindo até domingo (07), no Velódromo Municipal de Indaiatuba, em São Paulo. A competição vale pontos para o Ranking Nacional, e Ranking UCI classificatório para Tóquio 2020.

O Brasileiro contará com a participação dos principais atletas de Pista do país. Cerca de 150 atletas estarão presentes na competição. Dentre os participantes está Kacio Freitas, atleta da seleção e atual campeão brasileiro das provas de Velocidade, Keirin e 1km contrarrelógio.

“Fazer bem o Campeonato Brasileiro sempre serve de motivação para seguir trabalhando firme para os próximos objetivos da temporada. Este ano estarei defendendo os meus títulos das provas de velocidade e, apesar do nível sempre ser bastante alto, espero poder continuar campeão”, destacou Kacio, que atualmente ocupa a 20ª colocação no ranking mundial da prova Keirin.

Na lista feminina, alguns dos destaques são Daniela Lionço e Wellyda Rodrigues, que são as atletas brasileiras melhor posicionadas no ranking internacional, além de serem as atuais campeãs brasileiras da Madison (prova disputada em dupla).

“Ano passado tivemos um excelente entrosamento e conseguimos sair com a medalha de ouro na Madison. O objetivo agora é tentar manter a primeira colocação da Madison e brigar por medalhas nas provas que são mais próximas das nossas características”, destacou Wellyda.

Provas

O principal torneio da temporada terá a realização de dez provas. A organização irá priorizar as cinco provas do programa olímpico: Perseguição Por Equipes (Team Pursuit), Velocidade por Equipes (Team Sprint), Keirin, Velocidade Individual (Sprint) e Omnium. A prova Madison, apesar de estar relacionada, poderá sofrer alteração ou até exclusão em casos específicos ou de força maior.

No programa paralímpico, os atletas irão disputar as provas de 1km e 500m contrarrelógio, Scratch e Perseguição Individual.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2019 é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com patrocínio da Penks Vestuários, e apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e Travel Inn Hotels.

Participação máxima de atletas:
– 03 Ciclistas por equipe / Provas de Velocidade Individual e Keirin;
– 02 Ciclistas por equipe / Prova de Scratch;
– 01 Ciclista por equipe / Prova de Omnium;
– 04 Ciclistas por equipe / Prova de Perseguição por Equipes + 1 reserva;
– 03 Ciclistas / Prova de Velocidade por Equipes Masc + 1 reserva;
– 02 Ciclistas / Prova de Velocidade por Equipes Fem + 1 reserva;
– 02 Ciclistas / Prova de Madison + 1 reserva.

Programação

Sexta-feira (05/04):

– Treinamento de 09h as 12h

– Aquecimento de 13h as 14h

– Competição de 14h as 18h30

Sábado (06/04):

– Aquecimento de 08h as 09h

– Competição de 09h as 13h e 15h as 18h30

Domingo (07/04):

– Aquecimento de 08h as 09h

– Competição de 09h as 14h

Mais em Ciclismo de Pista