Siga o OTD

Ciclismo BMX

Brasil domina Pan com ouros de Andinho e Priscilla Stevaux

Reprodução

No Campeonato Pan-Americano de Ciclismo BMX, na Colômbia, Priscilla Stevaux e Anderson Ezequiel, o Andinho, conquistaram a medalha de ouro para o Brasil

Pelo Campeonato Pan-Americano de BMX, em Medelín, na Colômbia, o Brasil contou com a participação de cinco atletas nesta sexta-feira (20). Na disputa da categoria elite, Priscilla Stevaux, no feminino, e Anderson Ezequiel, no masculino, conquistaram o título continental para o país.

Na final masculina, o Brasil contou com dois representantes, Anderson Ezequiel e Renato Rezende. Na largada da prova, cada brasileiro teve um caminho diferente. Rezende acabou se envolvendo em um acidente com mais três ciclistas e perdeu as chances de pódio.

Já Anderson, que vive um bom momento com título brasileiro e bronze no Campeonato Mundial, teve um excelente começo, conseguiu saltar para a liderança e a manteve durante toda a prova, conquistando o título do Pan-Americano de BMX masculino.

“Acredito que é a primeira vez que fizemos isso, de conquistar o título no masculino e feminino, isso nos deixa muito feliz. Agradeço a todos que torceram por nós e estiveram aqui para acompanhar o campeonato”, comentou Anderson.

No feminino a competição foi feita de uma maneira diferente. Um dos maiores nomes da modalidade, a colombiana Mariana Pajón, que dá nome a pista do Pan-Americano e é atual bicampeã olímpica, não participou da competição por lesão. Pela quantidade de atletas participantes, ao invés de ser uma eliminatória até a final e o título ficar com a vencedora da decisão, a disputa foi feita por um sistema de pontuação.

Na decisão, Priscilla Stevaux conseguiu uma ótima largada e assumiu a liderança logo no começo. Com um bom ritmo, a brasileira não foi ameaçada por nenhuma competidora, cruzando a linha de chegada em primeiro. Com o resultado da final, Priscilla confirmou o título do torneio feminino do Pan-Americano.

“É a primeira vez que sou Campeã continental, estou muito feliz. A pista nos exige muito a parte técnica, principalmente a parte dos saltos, mas eu tenho uma boa técnica nessa quesito. Estou muito feliz pelo título no masculino e feminino, precisávamos disso para o Brasil”, comentou Priscilla.

Na semifinal 

No masculino, Renato Rezende esteve presente na primeira bateria semifinal. Com um início muito ruim, o brasileiro acabou ficando a primeira parte da prova entre a sexta e sétima colocação. Contudo, com um reação incrível na segunda parte e principalmente na reta final, Rezende conseguiu se classificar entre os quatro colocados para a decisão.

Na segunda bateria, Anderson Ezequiel conseguiu liderar de ponta a ponta. Com uma boa largada, o atleta brasileiro conseguiu pular na frente dos demais concorrentes e ficou na primeira colocação até cruzar a linha de chegada, se garantindo na final do Pan-Americano de BMX.

Final Júnior

No torneio Júnior Feminino, Maitê Barreto fez uma boa competição. A brasileira chegou a decisão contra seis atletas da Colômbia e uma venezuelana. Na final, com uma excelente largada, Maitê se colocou no pelotão da frente, onde permaneceu até o fim e conseguiu terminar no quarto lugar. Victor Hugo Kurtz, no masculino, não conseguiu se classificar para as finais da competição.

Copa Latino Americana

Depois dos resultados pelo Pan-Americano de Ciclismo BMX, os brasileiros não vão poder descansar. Já neste sábado (21), os cinco atletas já voltam para a mesma pista, na Colômbia, para a disputa da Copa Latino Americana.

Mais em Ciclismo BMX