Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini é bicampeão mundial do XCM em Glasgow

O brasileiro Henrique Avancini correu a prova do Mountain Bike Maratona (XCM) no Mundial de Ciclismo e sagrou-se bicampeão

Na imagem, Henrique Avancini, coberto de lama, comemorando o título mundial em sua bicicleta.
Henrique Avancini, coberto de lama, comemorando o título mundial em sua bicicleta. Foto: Twitter/ UCI_MTB

Vitória em um domingo (6) de manhã… de um brasileiro… em um esporte com rodas… trás boas lembranças. Assim, Henrique Avancini levou a bandeira verde e amarela ao lugar mais alto do pódio novamente. O ciclista competiu na prova de Mountain Bike Maratona, no Mundial de Ciclismo, em Glasgow, na Escócia, e sagrou-se bicampeão.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Cinco anos após sua primeira conquista, em Auronzo di Cadore, na Itália, Henrique repete o feito em terras (e lama) escocesas. Dessa forma, manteve-se sempre na ponta do pelotão. Portanto, venceu com 28 segundos de vantagem sobre Martin Stosek, da República Tcheca. O alemão Lukas Baum foi o terceiro, a 1min43s. Avancini completou a prova com o tempo de 4h14min42s. A corrida teve percurso de 96,5km, com 3200 m de elevação acumulada, na Glentress Forest, que também vai receber as provas do mountain bike XCC (prova curta) e XCO (olímpica).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na imagem, Henrique Avancini saindo de um túnel no meio da prova.
Henrique Avancini saindo de um túnel no meio da prova. Foto: Twitter/ UCI_MTB

“Volto a competir no XCM depois de muitos anos, pois, depois de vencer em 2018, eu não tive a oportunidade de competir novamente na modalidade. Então voltar a esta modalidade em um Mundial é um momento especial”, comentou Henrique antes da largada da prova.

Depois do triunfo, o ciclista comemorou: “É um momento magnífico e especial para mim. Embora seja a segunda vez que eu vença o título, foi muito especial por todas as circunstâncias: por ter começado um projeto novo, ter me colocado em uma situação bastante desafiadora e ter superado uma temporada que me trouxe muitos desafios, muitos momentos difíceis. Minha gratidão hoje por conseguir competir bem era enorme a cada pedalada. Fico feliz por de continuar sendo uma mensagem para as pessoas continuarem acreditando”.

Mais Mundial pela frente

Com a conquista, Avancini retoma o direito de usar a camisa arco-íris, símbolo de quem é campeão mundial. Foi a primeira vitória em Campeonatos Mundiais competindo com uma equipe brasileira, a Caloi/ Henrique Avancini Racing. É preciso ressaltar que a Maratona do mountain bike não é uma prova olímpica.

Henrique mostrou-se em grande forma, já que vem de duas conquistas recentes no XCO: o Campeonato Brasileiro e a etapa de Arcos da Estrada Real. Por fim, Avancini disputará a XCC na próxima quinta-feira (10) e a XCO no sábado seguinte.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Ciclismo Mountain Bike