Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini supera duelo com Cocuzzi e vence em Itabirito

Na reta final de preparação para a Copa do Mundo de Petrópolis, Henrique Avancini foi campeão da etapa de Itabirito do Circuito Internacional Estrada Real

Henrique Avancini campeão Itabirito Internacional Estrada Real
Felipe Almeida

Na reta final de preparação para a Copa do Mundo de Mountain bike, que vai ser disputada entre os dias 8 e 10 de abril, em Petrópolis, Henrique Avancini foi o campeão neste domingo da etapa de Itabirito do Internacional Estrada Real depois de superar um duelo duríssimo com Luiz Henrique Cocuzzi.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Estou feliz. Acho que o principal exercício hoje era andar nas rodas. Eu não competi tanto esse ano. Para competir bem na Copa do Mundo, você tem que estar muito confortável, muito habituado em andar em linhas diferentes, em paces diferentes. Então o objetivo maior hoje foi concluído, além da vitória, óbvio, mas persegui atletas diferentes durante a corrida. Foi um exercício muito importante para mim na reta final de preparação para a Copa do Mundo”, explicou Henrique Avancini.

Na largada, quem pulou na frente foi Sherman Trezza, seguido por Mário Couto com Avancini na terceira colocação. A partir daí, os principais pilotos do país se revezaram nas primeiras colocações e o primeiro a atacar para tentar abrir vantagem foi Ulan Galinsky, que foi seguido por Gustavo Xavier, mas não conseguiu sustentar o ritmo.

“Acho que o pessoal andou bastante cadenciado na primeira metade da corrida. Ulan pegou a ponta, subiu um pouquinho, mas eu conheço bem o estilo dele, vi que ele mudou um pouco a linguagem corporal. Estava um pouco perdido na prova”, analisou Henrique Avancini, que aproveitou a oportunidade para assumir a primeira colocação.

Tinham aproximadamente 42 minutos de prova e apenas dois ciclistas conseguiram seguir Avancini, Luiz Henrique Cocuzzi e Gustavo Xavier, enquanto Ulan Galinsky ficou para trás.

Logo, Gustavo Xavier também ficou para trás e a briga ficou restrita a Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi, que tinha como estratégia seguir o máximo possível o principal atleta brasileiro para tentar surpeendê-lo no final.

“Este tipo de circuito é muito bom para o Coccuzzi, circuito rápido, muita arrancadinha, mas com pouca manutenção de velocidade. Toda hora você está tocando os freios, mesmo que de leve. Foi uma grande vantagem para ele, bem o estilo dele e além disso foi uma prova bastante curta. Eu fechei com 1h10. Então, sendo uma prova mais rápida, deixa de ser uma vantagem para mim. Quanto mais endurance, para mim, melhor”.

Com 53 minutos de prova, Cocuzzi atacou e assumiu a primeira colocação. Mas o fato é que fazia parte da estratégia de treinamento de Henrique Avancini para a Copa do Mundo deixar para dar o sprint decisivo mais perto do final. Ele queria andar o mais perto possível de outros concorrentes para se acostumar com o que vai encontrar em Petrópolis em abril.

Mas, na última volta, Henrique Avancini atacou com tudo. Completou o trajeto 40 segundos mais rápido do que o tempo em que vinha fazendo nas outras voltas e disparou na frente para vencer a prova com tranquilidade.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo Mountain Bike