Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Valeriano e Cândido vencem Short Track em Ouro Preto

Foto: Alemão Silva / Alemão Esportes

As competições do Short Track da etapa de Ouro Preto da Copa Intercontinental de Mountain Bike teve início neste sábado. As competidoras da Elite Feminina foram as primeiras a entrarem na pista e atual campeã brasileira de Short Track, Letícia Cândido permaneceu invicta e venceu a prova. No masculino, a disputa foi acirrada, e Rubens Valeriano levou a melhor.

Na prova feminina, Letícia Cândido precisou se recuperar, depois de ficar atrás do pelotão, que foi liderado inicialmente por Marcela Lima. Ela buscou o resultado e terminou com o tempo de 31:32, com vantagem de 40s para a segunda colocada, a equatoriana Miryam Nunez, seguida da brasileira Jaqueline Mourão, com 32:39.

“Minha estratégia era realmente ver como os atletas estavam, sentir meu corpo para ver como eu reagiria, mas eu fiquei muito para trás na largada e no decorrer da prova fui buscando e quando tive a oportunidade eu me posicionei. Deu certo. Não era uma estratégia mas fiquei muito feliz”, afirmou a campeã.

A equatoriana Miryam Nunez, estreou na modalidade com o vice-campeonato. “A prova é muito rápida e dura, com competidoras fortes. É a primeira vez que corro um Short Track, o início foi um pouco travado, mas estou muito feliz com colocação”, celebrou.

A terceira colocada, Jaqueline Mourão, comentou que o resultado foi satisfatório depois de uma maratona de preparação para os Jogos Pan-americanos. “Eu estou feliz com a terceira colocação, estou vindo de um bloco de treinamentos muito fortes, então sabia que ia sofrer”.

Na Elite Masculina, uma reviravolta no fim agitou a prova. Na última volta, Cocuzzi estava em primeiro lugar, quando teve problemas no equipamento. A disputa, então,  foi grande na chegada com os três primeiros lugares. Rubens Valeriano completou a prova com 30:04, Guilherme Muller conseguiu a segunda colocação no Sprint Final terminando com 30:06, apenas um segundo de diferença em relação a Lukas Kaufmann.

“Vim com a cabeça de fazer a prova constante, mas não esperava a vitória. O circuito é travado, técnico, pára, arranca, desce, freia, é minha cara. É um trajeto que exige pilotagem, muita troca de marcha e força. Me senti bem a partir da terceira volta e consegui pegar o segundo lugar e depois, por conta de uma quebra de equipamento do Cocuzzi, mantive no primeira colocação e terminei com a vitória e feliz”, comemorou o campeão.

“Eu não esperava me posicionar bem desde o começo da prova e acabei perdendo alguns metros na primeira reta e a partir daí tudo mudou, comecei a fazer um trabalho de recuperação. Como o circuito era boa parte single track, dificultava a ultrapassagem, mas  mantive a calma e fui pulando de um em um para conseguir me posicionar. Felizmente consegui conquistar mais uma colocação na reta da chegada, no Sprint”, destacou o vice-campeão.

E por fim, Lukas Kaufmann afirmou que foi um bom resultado para iniciar o fim de semana. “Nas ultimas semanas, estava focando em treinos, principalmente para essa prova. Me senti bem hoje, me encaixei bem, consegui andar em um ritmo bom sem passar meu limite e as últimas voltas foi aquela disputa pelo pódio. Eu perdi um pouco, aconteceu um ataque na terceira e última volta, perdi o contato e a chance de briga pela vitória. Mas fiz o meu melhor, fechei no Top3 e estou muito feliz”, completou.

Mais em Ciclismo Mountain Bike