Siga o OTD

Caratê

Federação divulga critérios de classificação para 2020

Foto: Divulgação

A modalidade foi anunciada como olímpica em 2016, após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e será disputada em Tóquio 2020

A Federação Internacional de Caratê definiu os critérios de qualificação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O plano ainda terá que ser aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mas este já é um avanço no caminho para os próximos Jogos.

Categorias

A modalidade será dividida em oito categorias. O masculino contará com kata e kumite -67kg, -75kg e +75kg. A primeira engloba, também, os atletas até 60kg, enquanto a última incluirá atletas de menos ou mais que 84kg.

Já no feminino, as mulheres também disputarão o kata e o kumite. As categorias serão -55kg (que também inclui os -50kg), -61kg e +61kg.

Cada categoria contará com 10 atletas na disputa, enquanto cada país poderá enviar até oito participantes. Nenhum país terá mais de um representante por categoria de peso. As qualificações será disputadas entre os dias 2 de julho de 2018 e 30 de junho de 2020.

Vagas

Para conseguir um lugar nas Olimpíadas de 2020, os atletas poderão utilizar a posição no ranking, o torneio de qualificação ou a representação continental combinada com o ranking.

Os quatro melhores atletas do mundo para cada categoria terão automaticamente uma vaga na disputa. O limite para garantir a posição no ranking é o dia 6 de abril de 2020. No caso das categorias que foram combinadas em um, serão dois dee cada categoria.

Já o torneio de qualificação olímpica será realizado entre os dias 15 e 17 de maio de 2020, em Paris. Os três primeiros colocados conquistarão vagas. Por fim, 12 atletas adicionais serão distribuídos entre as categorias. Por fim,os donos da casa podem competir com uma tleta em cada posição.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Caratê