Siga o OTD

Caratê

Carateca Rafael Nascimento embarca para a 1ª. disputa do ano

Em Salzburg, na Áustria, Rafael Nascimento disputa a Karate1 – Series A, que distribuirá pontos para o ranking mundial e olímpico.

Fernanda Oliveira/ Fokus

Nesta terça-feira, 26 de fevereiro, o carateca Rafael Nascimento de Patos de Minas, embarca para a disputa da Karate1 – Series A, em Salzburg, na Áustria, em busca de pontos no ranking mundial e olímpico. Nesta disputa o atleta não estará lutando pela seleção brasileira.

No ano passado, ao vencer o pré-olímpico, garantiu sua vaga na seleção brasileira no kumite sênior -60kg e desde então, vem fazendo uma preparação intensa visando às disputas deste ano, afinal 2019 merece uma atenção maior.

O ano mal começou e Rafael já teve dois campings de treinamento junto com a seleção brasileira no Rio de Janeiro. O primeiro aconteceu em janeiro e o outro no mês de fevereiro e em Patos de Minas, o atleta seguiu com dois períodos de treino por dia.

Essa será a primeira disputa do ano do carateca patense, que afirma que a primeira é sempre mais difícil.

“Esta será minha primeira disputa do ano. Acredito que a primeira é sempre mais difícil, mas estou muito animado e confiante. É uma competição que me traz boas recordações, ano passado saí sem medalha, mas fiz 4 rodadas e lutando muito bem. Treinei muito forte desde o inicio de Janeiro e estou bem preparado e confiante para a primeira batalha do ano. É um sonho medalhar em um circuito deste tamanho”, disse Rafael que realiza a pesagem na quinta-feira, 28.

O atleta só saberá quem será o seu adversário na estreia, após a pesagem. A Karate1 – Series A, soma pontos para os rankings mundial e olímpico e servirá como preparação para o Campeonato Pan-Americano Sênior, no final deste mês, que será realizado no Panamá.

Na sexta-feira, 1 de março ele realiza as disputas e as finais acontecem no domingo, 3.

A história de Rafael Nascimento no caratê começou aos 3 anos com influencia do pai, que também já foi atleta. Aos 15 anos em 2010, conseguiu garantir pela primeira vez sua vaga na seleção brasileira de base e em 2013 na categoria 16/17 anos, conquistou sua primeira medalha representando o Brasil, que foi o bronze no Pan Americano de Medellin.

Pela categoria de base o atleta foi campeão brasileiro em 2010 na categoria 14/15anos – 52 kg, em 2015 subiu no lugar mais alto do pódio na categoria sub-21 e sênior -60kg, em 2017 foi vice campeão na sênior da mesma competição e ainda soma importantes conquistas como o 5º lugar na Liga Mundial em Toledo – Espanha, Bi Campeão Arnold Classic, em 2015 foi 5º do ranking mundial sub-21 e no mesmo ano encerrou sua participação no mundial da Indonésia, na quartas de final.

Rafael garantiu no ano passado pela primeira vez a vaga para a seleção brasileira principal, foi a realização de um sonho para o jovem atleta, que aos poucos vem garantindo o seu nome entre os principais do país.

Mais em Caratê