Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fecha participação com cinco medalhas em Tóquio

Com três pódios neste domingo (15), equipe brasileira retorna de Evento Teste no Japão com resultados expressivos

Canoagem Brasileira/Divulgação

O Brasil garantiu cinco medalhas no Evento Teste de Paracanoagem e Canoagem Velocidade, em Tóquio, no Japão. As últimas disputas aconteceram na madrugada deste domingo (15). Como o próprio nome já diz, a competição serviu de preparação e avaliação para os Jogos Olímpicos de 2020. Fernando Rufino faturou um ouro e uma prata, Luis Carlos Cardoso conquistou prata e bronze e Caio Ribeiro fecha a lista com mais um vice-campeonato. A delegação brasileira foi composta por apenas cinco atletas.

Rufino volta de solo japonês registrando o melhor resultado do país. O ‘Cowboy de Ferro’, como gosta de ser chamado, levou o título no KL2 Masculino 200m e a prata no VL2 Masculino 200m. Em Szeged, na Hungria, no último mês de agosto, ele confirmou a vaga paralímpica. Agora, vive a expectativa para a primeira participação nos Jogos. Na edição do Rio, em 2015, Fernando teve que desistir às vésperas do torneio por conta de problemas de saúde.

“Eu nunca desisti. Agradeço aos treinadores que me ajudaram nessa recuperação nesses últimos tempos, Thiago Puppo e Luis Gustavo. E agora as minhas expectativas são as melhores possíveis, essas medalhas me deram um gás. Eu vim de chapéu para mostrar que sou eu mesmo. Essa será a primeira Paralimpíada que eu vou participar e fazer história, se Deus quiser!”, comentou.

Quem também retorna ao Brasil com duas medalhas na bagagem é Luis Carlos Cardoso, já que finalizou com prata no KL1 Masculino 200m e bronze no VL2 Masculino 200m. Caio Ribeiro, por sua vez, complementa a lista com o segundo lugar e a prata no VL3 Masculino 200m. No mês passado, ambos garantiram mais duas vagas para os Jogos Paralímpicos de 2020. Entre as mulheres, Mari Santilli foi a sexta colocada no KL3 Feminino 200m e Débora Raiza ficou em sétimo no KL2 Feminino 200m.

“Tivemos participação em quatro provas. Com cinco atletas, conseguimos três medalhas neste domingo. Ao todo, finalizamos o evento com cinco medalhas. Foi importante a vinda dos atletas para Tóquio para avaliarmos a estrutura e as condições do local para os Jogos de 2020”, avaliou Leonardo Maiolla, diretor-geral da CBCa e supervisor da modalidade de Paracanoagem.

O evento foi realizado no “Sea Forest Waterway”, local onde serão realizadas as provas de Canoagem Velocidade e Paracanoagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. A Canoagem Velocidade não enviou representantes ao Japão, algo que já estava previsto no planejamento estratégico brasileiro para o ciclo.

Equipe brasileira

Atletas
Luis Carlos Cardoso
Debora Raiza Ribeiro
Caio Ribeiro
Fernando Rufino
Mari Cristina Santilli

Comissão técnica
Maria Angelica de Jesus
Gelson Moreira de Souza
Leonardo Maiola

Mais em Paralimpíada Todo Dia