A Federação Internacional de Canoagem (ICF) anunciou nesta sexta-feira (20) o novo modelo de classificação olímpica para os Jogos de Los Angeles-2028. O sistema será baseado em um Ranking Olímpico de Classificação exclusivo, criado exclusivamente para definir a distribuição das vagas aos países. Essa lista não substitui os rankings mundiais tradicionais nem possui qualquer outra finalidade além do processo classificatório para a Olimpíada. O ranking terá validade apenas durante o ciclo olímpico rumo ao megaevento que acontecerá daqui a dois anos nos Estados Unidos.
- Corinthians vence fora e segue líder do Brasileirão; Bahia bate Flamengo
- São Paulo vence Grêmio e assume liderança temporária do Brasileirão feminino
- Samuel Pupo faz bom início de temporada sem pressão pelo corte
- Arretados atropela rivais e fica com o título do Regional Nordeste
- Pedro Boscardin luta por 3h30, mas cai para favorito na estreia em Savannah
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O novo formato transforma as principais competições internacionais em etapas decisivas na disputa pelas vagas, fazendo com que cada resultado tenha peso estratégico para as nações. A estrutura combina o ranking exclusivo com torneios classificatórios continentais e, no caso da Canoagem Slalom, uma seletiva global como última chance de classificação. A organização oferecerá 236 vagas na Canoagem Velocidade e 82 na Canoagem Slalom, com paridade de gênero em todas as provas.
Canoagem Velocidade
Na Canoagem Velocidade, a definição dos classificados ocorrerá em duas etapas, tendo o Ranking Olímpico como principal via de acesso aos Jogos. Esse sistema distribuirá 162 vagas, igualmente divididas entre homens e mulheres, enquanto os torneios continentais definirão as 72 restantes. Dez listas distintas comporão o ranking, uma para cada prova do programa olímpico: K1, K2 e K4 500m, além de C1 e C2 500m, em ambos os gêneros. A organização atribuirá a pontuação aos países, incentivando a disputa entre nações e elevando o nível competitivo ao longo do ciclo.
O período de contagem de pontos vai de 20 de abril de 2026 até o fim de 2027, incluindo Campeonatos Mundiais de 2026 e 2027, etapas da Copa do Mundo da ICF e eventos continentais. Cada país poderá considerar apenas um número limitado de resultados, garantindo representatividade geográfica e equilíbrio competitivo. Nas provas por equipe, as equipes obterão pontuação apenas nas disciplinas olímpicas correspondentes. Já nas provas individuais, todas as competições elegíveis gerarão pontos, porém apenas o melhor resultado de cada país será contabilizado.
Portanto, nações que assegurarem vaga pelo ranking não poderão participar dos classificatórios continentais na mesma prova, o que aumenta ainda mais a importância das competições ranqueadas.
Canoagem Slalom
Na Canoagem Slalom, o Ranking Olímpico será individual, embora as vagas conquistadas continuem vinculadas aos países. O processo classificatório se dividirá em três fases, com o ranking desempenhando novamente papel central. Serão distribuídas 38 vagas no total, igualmente entre homens e mulheres, com listas específicas para cada prova. Os atletas acumularão pontos entre 20 de julho de 2026 e 3 de outubro de 2027, considerando os Mundiais e as etapas da Copa do Mundo da ICF. Cada atleta poderá somar apenas seus melhores resultados, respeitando o limite de uma vaga por país em cada categoria.
Cada competidor poderá garantir apenas uma vaga olímpica para sua nação e, após obtê-la, deixará de ser elegível para novas classificações. Além do ranking, os classificatórios continentais definirão outras vagas, enquanto uma seletiva global oferecerá a última oportunidade para preencher as posições restantes. O novo sistema está alinhado à estratégias que reforçam metas de universalidade, sustentabilidade e desenvolvimento da modalidade.