Siga o OTD

Canoagem Slalom

Com foco em Tóquio 2020, Canoagem Slalom investe na preparação física

“Vamos criar um novo momento para a Canoagem no Brasil”, esse foi o recado dado aos atletas e corpo técnico pelo Antônio Carlos Gomes, o novo preparador físico da Canoagem Slalom que já está acompanhando os atletas desde dezembro e neste mês realizou as primeiras avaliações da Equipe Permanente de Canoagem Slalom que está sediada em Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo Antônio Carlos a modalidade tem processos avançados e bom planejamento e para ele o necessário é aplicar mais a ciência do esporte. “A partir do momento que abordarmos a parte científica do treino, integrar mais as áreas técnicas e desenvolver o método de atleta de alto rendimento teremos mais resultados”, esclarece.
Profissional com PHD em Ciências do Treinamento Desportivo pela Universidade Estatal de Cultura Física e Esporte da Rússia, Mestre em Pedagogia do Treinamento Desportivo pelo Instituto Estatal da Ordem de Lenin, também da Rússia. Gomes já atuou como preparador físico de times de futebol como Corinthians e Atlético Paranaense, além de trabalhos com o saltador Jadel Gregório. Hoje atua como consultor científico do Comitê Olímpico Brasileiro e diretor técnico da Sport Training-Brasil. Gomes aponta que é necessário começar o quanto antes a preparação dos atletas para Tóquio 2020, “no esporte temos que pensar em médio e longo prazo, por isso é importante começar logo, pois se deixarmos para depois, pode ficar tarde”, diz.
Suas formações acadêmicas são do Leste Europeu e com experiência de doze anos morando na Ex-União Soviética ele tem acesso científico de estudos realizados na região onde é considerado um dos principais locais da Canoagem Slalom no mundo. “Eu tenho acesso a todo o material informativo sobre este tipo de modalidade cíclica individual, em russo. Espero traduzir isto para que tenhamos manuais em português para os atletas e profissionais da Canoagem Brasileira” explica.
Para os atletas o novo profissional cria novas expectativas para pensar em medalhas olímpicas e resultados em torneios internacionais. “Ele tem uma bagagem única, já fez vários trabalhos com diversos medalhistas olímpicos em muitas modalidades. Sem dúvida ele vem para somar o trabalho que já construímos desde 2012. Vamos continuar a nossa batalha para colocar a Canoagem Brasileira no ponto mais alto do pódio”, comenta Pedro Gonçalves, atleta do K1 Masculino que garantiu a 6a colocação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Segundo o diretor técnico da Canoagem Slalom, Antônio Carlos Pinto a contratação de Gomes trará bons resultados para os atletas e a equipe técnica. “Este é um projeto que teve resultados em outras modalidades olímpicas com o professor Antônio Carlos Gomes à frente, a vinda dele para a Equipe Técnica vai fortalecer a preparação física dos canoístas. Porque o atleta que está bem preparado fisicamente consegue executar melhor os movimentos, e com isso fará cursos mais precisos”.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Slalom