Siga o OTD

Canoagem Slalom

Melhor da semi, Ana Sátila deixa medalha escapar na final

Depois de fazer o melhor tempo da semifinal, Ana Sátila não repetiu o desempenho na final e acabou em quarto lugar

Dona do melhor tempo da semifinal, Ana Sátila chegou à final do Mundial Sub-23 de canoagem slalom, que está sendo disputado em Bratislava, na Eslováquia, como uma das favoritas à medalha. Mas a brasileira não conseguiu repetir o desempenho e ficou na quarta colocação, atrás da campeã, Mallory Franklin, da Grã-Bretanha, da tcheca Tereza Fiserova, medalha de praia, e da também britânica Kimberley Woods, que ficou com o bronze.

A competição começou na quarta-feira, quando Ana Sátila passou direto em um dos obstáculos e levou 50 segundos de punição, terminando a primeira descida das eliminatórias na 30ª colocação com 170s65. Por sorte, o erro aconteceu quando podia e a brasileiras teve uma segunda chance e na repescagem fez 109s81, ficando em primeiro lugar e garantindo vaga entre as 30 semifinalistas.

Nesta sexta-feira, no entanto, não havia chances para erros. Apenas as dez melhores se classificariam para a final. E Ana Sátila foi perfeita pela manhã. Sem cometer nenhuma falta ao longo de todo o percurso, ela fez 116s19 e se classificou para a final com o melhor tempo da semi. Quem mais chegou perto da brasileira foi a britânica Kimberley Woods, que fez 116s72 e ficou em segundo lugar.

Na final, disputada à tarde, a disputa foi em alto nível. Tereza Fiserova não cometeu nenhuma falha e terminou o percurso em 112s25, asssumindo a liderança. Pouco depois, no entanto, Mallory Franklin a ultrapassou ao marcar 109s08. Em seguida, a australiana Jessica Fox foi para a água e fez o melhor tempo (106s92), mas acabou passando reto em um dos obstáculos, o que lhe causou o acrésimo de 50s, terminando a final na última colocação.

Franklin continuava a ser a adversária a ser batida e Kimberley Woods entrou na água, mas não conseguiu chegar perto da compatriota, cometeu uma falta e terminou com 113s95, tempo que lhe dava a terceira colocação. A última a descer a corredeira foi Ana Sátila, que teve esse privilégio por ter sido a mais rápida da semifinal, mas a brasileira também cometeu uma falta e completou o percurso em 116s15, terminando na quarta colocação da prova.

Além de Ana Sátila, outros três brasileiros competiram nesta sexta-feira pelo Mundial Sub-23 e Júnior de canoagem slalom. Omira Estácia ficou em 12º no C1 feminino júnior, a apenas duas posições da vaga na final. Ela completou o percurso com o tempo de 156s04, mas cometeu duas faltas, que lhe acresceram 4s no tempo total. Se tivesse feito o trajeto de forma limpa, teria ficado em nono e se classificado. No K1 masculino, Guilherme Mapelli foi desclassificado na categoria sub-23 e Guilherme Rodrigues ficou com 30º lugar na júnior.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Slalom