O brasileiro Gabriel Nascimento conquistou vaga na final do C1 500 m no Mundial de Canoagem Velocidade nesta quinta-feira (21). Ele superou a semifinal com o segundo melhor tempo da bateria dele e agora briga pela medalha nesta sexta-feira (22), às 10h04, pelo horário de Brasília. A programação do dia foi interrompida por conta de um temporal que caiu na raia de Milão, na Itália.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Gabriel Nascimento passou pela semifinal com o tempo de 1min49s00 e ficou atrás apenas dos 1min48s02 de Zakhar Petrov. O russo foi finalista olímpico no C1 1000 m em Paris 2024 e ficou com a quarta colocação, um dos que foram superados por Isaquias Queiroz no épico arranque na reta final que deu ao brasileiro a medalha de prata naquela prova.
- Lucas Koo fica perto do pódio na Copa do Mundo Júnior
- Raicca Ventura supera estrela do evento e avança para a final do STU Pro Tour
- Liz Madureira é eliminada na estreia do Mundial Feminino Open
- Rosamaria e Sabrina somam 40 pontos, mas Denso registra a 7ª derrota
- Portland de Tiago Splitter é superado em noite inspirada dos Rockets
“Saí um pouco fraco, mas graças a Deus fiz uma boa prova com o segundo lugar. Agora é pedir a Deus para amanhã fazer uma grande prova e garantir uma medalha para o país. Obrigado a todos pela torcida”, disse Gabriel Nascimento.
Fuksa e Tarnovschi
Além de Petrov, a final desta sexta-feira terá o campeão olímpico do C1 1000 m, o tcheco Martin Fuksa, e o medalhista de bronze, Serghei Tarnovschi, da Moldávia. Completam o balisamento o bielorrusso Hleb Chabatarou, o húngaro Daniel Fejes, o italiano Mattia Alfonsi, o grego Stefanos Dimopoulos e Lai Kuan-Chieh, representando Taipei. Vale lembrar que o C1 500 m não fez parte do programa de Paris-2024.
C2 500 m e Valdenice
Gabriel Nascimento competiu também na canoa dupla de 500 metros, o C2 500 m, ao lado de Jacky Godmann. Eles remaram apenas as eliminatórias e avançaram para a semifinal com o quarto melhor tempo da bateria. A semifinal será às 5h28 de sábado. Ainda no Mundial de Canoagem Velocidade, Valdenice Conceição, na C1 200 m, passou para a semifinal com o terceiro melhor tempo da bateria eliminatória. Ela briga pela final neste sábado (23), as 4h45.

“Saímos muito bem nos 100 primeiros metros e depois controlamos. Sentimos o ritmo na reta final, mas nada que não possamos melhorar nas semis. É a primeira vez ao lado do Gabriel, ainda mais em um nível mundial tão forte como este, mas acreditamos que podemos evoluir bastante rumo à final”, avaliou Jacky. Já Valdenice avaliou que fez uma boa prova. “Faltou segurar um pouco no final, mas comecei bem. Agora é focar na semi. Senti as adversárias muito bem preparadas, assim como eu, mas nada que não tenhamos trabalhado psicologicamente e fisicamente. Vamos com tudo neste final de semana”, destacou.

Temporal
O dia teria, ainda, provas do Mundial de Paracanoagem, que ocorre junto com o de canoagem velocidade. Oito atletas brasileiros tinham provas agendadas, mas apenas uma conseguiu competir antes da suspensão das baterias em razão de um forte temporal que atingiu a região.
Débora Benevides foi para água no VL2 200m e fez o terceiro melhor tempo da bateria, garantindo sua vaga direta na final marcada para domingo (24). Um dia antes, na quarta-feira (20), seis brasileiros garantiram vagas em finais.
Também estavam programados para competir Mari Christina Santilli (VL3 Feminino 200m), Erisângela Toniolo (VL3 Feminino 200m), Uilian Ferreira Mendes (KL2 Masculino 200m), Flávio Reitz (KL2 Masculino 200m), Luciano Pereira Lima (KL1 Masculino 200m), Gabriel Paixão Porto (KL3 Masculino 200m) e Miqueias Elias Rodrigues (KL3 Masculino 200m).
A Federação Internacional de Canoagem e a organização do evento anunciaram que as provas adiadas serão remarcadas durante o calendário do campeonato.