Siga o OTD

Brasil

Jacqueline e Sandra: primeiras brasileiras campeãs olímpicas

Em final verde e amarela, Jackie Silva e Sandra Pires faturaram o primeiro ouro olímpico feminino do Brasil

Jacqueline Silva - Sandra Pires - Atlanta-1996 - Primeiras brasileiras campeãs olímpicas
Jacqueline Silva e Sandra Pires, as primeira campeãs olímpicas (Divulgação)

A espera de um século pela primeira mulher brasileira a subir no lugar mais alto do pódio terminou não com uma, mas com duas medalhas douradas de uma só vez. Isso porque o primeiro ouro feminino do Brasil veio no vôlei de praia, em Atlanta-1996, ano em que a modalidade estreou no programa olímpico. Assim, em uma final brasileira, Jacqueline Silva e Sandra Pires se tornaram as primeiras mulheres brasileiras campeãs olímpicas.

+CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

O caminho dourado

Da abertura da Olimpíada de Atlanta, em 19 de julho, até a estreia de Jacqueline Silva e Sandra Pires passaram-se quatro dias. Naquela época, os jogos eram disputados em apenas um set, com exceção da final. Depois de passaram por uma dupla da Indonésia e outra da Austrália, veio o primeiro duelo compatriota. 

+Da exclusão ao holofote: os feitos das atletas olímpicas do Brasil

No terceiro jogo, Jacqueline e Sandra encararam Adriana Samuel e Mônica Rodrigues e passearam em quadra, vencendo por 15 a 4. Elas se credenciaram para a semifinal, quando bateram as estadunidenses e foram as primeiras brasileiras a chegarem em uma decisão olímpica desde Aída dos Santos, em 1964. 

Jacqueline Silva - Sandra Pires - Atlanta-1996 - Primeiras brasileiras campeãs olímpicas
Vitória de Jacqueline Silva e Sandra Pires na semifinal (Arquivo Pessoal)

Mônica e Adriana, no entanto, disputaram a repescagem, foram à semifinal e conquistaram a vaga na grande final, reeditando o duelo brasileiro novamente. 

Da privacidade para a Vila Olímpica

Antes dos Jogos de Atlanta-1996, Jacqueline Silva e Sandra Pires tomaram uma decisão não muito convencional. Ao invés de ficarem na Vila Olímpica com os outros atletas da delegação brasileira, elas alugaram uma casa que ficava mais próximo do lugar de competições do vôlei de praia. 

Na véspera da final, no entanto, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) determinou que Jacqueline e Sandra deveriam dormir na Vila Olímpica, no mesmo apartamento de Mônica e Adriana, para garantir que as duas duplas tivessem condições iguais na disputa pelo ouro. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

E assim foi feito. Entretanto, Jacqueline não quis esperar. Acordou Sandra cedinho, deixaram a Vila e retornaram para a casa alugada antes de irem para o palco da decisão.

Final verde e amarela

Jacqueline Silva - Sandra Pires - Atlanta-1996 - Primeiras brasileiras brasileiras campeãs olímpicas
Brasil dominou o pódio em Atlanta-1996 (Divulgação)

Dia 27 de julho de 1996. O reencontro de Jacqueline Silva e Sandra Pires com Adriana Samuel e Mônica Rodrigues. Desta vez, porém, o placar foi mais apertado, como manda o figurino em uma final olímpica. 

Primeiro set e vitória de Jacqueline e Sandra por 12 a 11. Um ponto apenas, que acabou por desestabilizar Adriana e Mônica. Assim, o segundo set foi mais um passeio e o placar de 12 a 6 decretou as primeiras mulheres brasileiras campeãs olímpicas.

Mais em Brasil