Siga o OTD

Boxe

Brasil vai disputar nove medalhas de ouro no Continental

Depois de garantir quatro mulheres na disputa do ouro na véspera, o Brasil classificou cinco homens para as finais do Continental das Américas de boxe

Luiz Oliveira Campeonato Continental das Américas de boxe
Luiz Oliveira é um dos nove brasileiros que vão disputar a medalha de ouro no Campeonato Continental das Américas de boxe (CBBoxe)

Depois de garantir presença em quatro finais femininas na véspera com Beatriz Ferreira, Beatriz Soares, Rebeca Lima e Bárbara Santos, o Brasil conseguiu mais cinco vagas no masculino para disputar a medalha de ouro no Campeonato Continental das Américas de boxe, que está sendo disputado em Guayaquil, no Equador, com as vitórias nesta quarta-feira de Luiz Oliveira, Wanderson Oliveira, Isaías Filho, Keno Marley e Abner Teixeira. Já Jhonatan Conceição e Ramón Souza, derrotados na semifinal, ficaram com a medalha de bronze, que também foi conquistada por Viviane Pereira entre as mulheres.

“O resultado é positivo por ser um evento no começo do ano, que a gente não colocou como alvo principal, mas um evento muito importante no ano, que paga um bom dinheiro para os atleta, US$ 10 mil pelo ouro. Então, é um evento importante. A gente ainda não está na nossa forma ótima, já que voltamos a treinar só em janeiro, mas obviamente fizemos ajustes para chegar aqui de forma satisfatória fisicamente. Então, realmente é um resultado positivo”, completou. “O fato de Cuba não estar com a equipe principal tira um pouco do brilho, mas os Estados Unidos estão com campeões mundiais aqui. Ou seja, é um evento máximo em termos de nível nas Américas a não ser por Cuba”, explicou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na sessão da tarde desta quarta-feira, foram duas lutas e duas vitórias brasileiras. Luiz Oliveira, o Bolinha, dominou os três rounds contra o equatoriano Segundo Padilla com muito volume de golpes e muitas ações de defesas de tronco e movimentações laterais. O advesário não representou em nenhum momento perigo para o brasileiro, que venceu por decisão unânime dos jurados.

O segundo brasileiro a entrar em ação nesta quarta-feira foi Wanderson Oliveira, que enfrentou o colombiano Yeferson Belalcazar. Shuga, como é conhecido pelos companheiros, fez uma luta de paciência nos dois primeiros rounds, se posicionando no centro do ringue com contra-ataques rápidos e aproveitando sua maior envergadura para encaixar vários japs.

Com essa estratégia, conseguiu vitória unânime nos dois rounds, mas no terceiro round Yeferson Belalcazar veio com tudo para cima, mas acabou levando um poderoso cruzado de esquerda que fez o árbitro abrir a contagem proterora. Após isso, Wanderson Oliveira prendeu o colombiano nas cordas com uma sequência de golpes no corpo e na cabeça, obrigando o juiz a parar o combate e dar a vitória ao brasileiro.

Na sessão da noite, o Brasil disputou mais cinco semifinais e saiu vencedor de três delas. No primeiro combate, Jhonatan Conceição acabou sofrendo a primeira derrota do país no dia. Ele perdeu para o equatoriano José Rodriguez em decisão dividida dos jurados.

Na sequência, Isaías Fillho recolocou o Brasil no caminho das vitórias ao assegurar presença na final de sua categoria no Campeonato Continental das Américas de boxe com uma vitória unânime sobre o canadense Kevin Beausejour. Quem também dominou completamente sua luta foi Keno Marley, que foi declarado vencedor pelos cinco jurados diante do equatoriano Carlos Caicedo.

Depois do Brasil assegurar sua oitava final no Campeonato Continental de boxe das Américas, os pugilistas brasileiros tiveram pela frente duas lutas complicadas contra atletas dos Estados Unidos. O primeiro a subir no ringue contra os americanos, Ramón Souza durou pouco. Depois de tomar um golpe no queixo, o brasileiro levou um direto no rosto, despencou no tablado e acabou derrotado por nocaute por Jamar Talley.

No encerramento dos combates desta quarta-feira, Abner Teixeira, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, encarou Joshua Edwards e levou a melhor. Depois de uma luta muito disputada, o brasileiro se classificou para a final da categoria super pesada do Campeonato Continental das Américas de boxe com uma vitória por decisão divida dos árbitros.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Boxe