Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Surpresas no Star Contender Goa, às vésperas do Grand Smash

Surpresas marcam o WTT Star Contender Goa, às vésperas do tão aguardado Grand Smash de Singapura, de premiação milionária

Fan Zhendong: eliminado na estreia em Goa, defenderá o título em Singapura (Divulgação/WTT)

Fan Zhendong, que defenderá o seu título de simples no Grand Smash de Singapura daqui a alguns dias, sofreu uma derrota inesperada na 2ª rodada do Star Contender Goa. Este resultado foi até destaque no Olympic Channel.

Pudera, o líder mundial foi eliminado de virada pelo sul-coreano Cho Dae-seong, nº 193 do ranking mundial.

Fan Zhendong ganhou os 2 primeiros sets e chegou a ter um match point no terceiro. Mas Cho conseguiu se recuperar na série e a partir daí deslanchou no jogo, vencendo a partida por 3 sets a 2.

Cho Dae-seong (Coreia do Sul) no Star Contender Doa: vitórias sobre Mattias Falck e Fan Zhendong (Divulgação/WTT)
Cho Dae-seong (Coreia do Sul) no Star Contender Doa: vitórias sobre Mattias Falck e Fan Zhendong (Divulgação/WTT)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Algumas ponderações sobre o Star Contender Goa:

É claro que não estamos acostumados a ver o líder do ranking mundial perder para um jogador tão abaixo no ranking, mas vale lembrar que:

– Fan x Cho, na 2ª rodada (entre os 32), foi a estreia de Fan Zhendong no Star Contender Goa. Já Cho vinha embalado por 3 vitórias no qualifying, além do triunfo na 1ª rodada sobre o sueco Mattias Falck (36º do ranking) por 3 sets a 0.

– Partidas em melhor de 5 sets, mais curtas em comparação às disputas em melhor de 7, são mais propícias para esses resultados “inesperados”.

– Aos 20 anos, Cho não é exatamente um novato no circuito. Isto é, ele integrou a seleção sul-coreana que foi semifinalista no Campeonato Mundial por Equipes em 2022, tendo inclusive vencido sua partida nas quartas-de-final diante do time de Hong Kong.

– O atual sistema de pontuação do ranking mundial privilegia os atletas que participam com frequência dos torneios. Com isso, aqueles que jogam um número menor de competições na maioria das vezes (a depender de sua posição no ranking e nível do evento) têm que disputar o qualifying. E quando conseguem chegar na chave principal, enfrentam logo de cara os “cabeças”.

– Foi exatamente isso o que aconteceu com Cho no Star Contender Goa, mas o sul-coreano esguio e canhoto conseguiu fazer a partida de sua vida diante de Fan Zhendong.

Mais resultados surpreendentes no Star Contender Goa

O Star Contender Goa viu outra “zebra”, ou seja: a eliminação do sueco Truls Moregard (6º do ranking) pelo francês de 16 anos Felix Lebrun (70º do ranking) nas oitavas de final. Saído do qualifying, Lebrun já havia surpreendido o sul-coreano Lee Sang-su (26º do ranking) entre os 32. Lee Sang-su vinha de bye na 1ª rodada. Isto é: mais um alerta para os top players que pegam bye na chave principal e enfrentam os guerreiros qualifiers…

+Anúncio da 2ª edição do Grand Smash de Singapura em Setembro de 2022

Enfim, os resultados finais

Após vencer Fan Zhendong, Cho Dae-seong foi eliminado na rodada seguinte, ou seja, entre os 16, pelo chinês Lin Shidong (17 anos, 24º do ranking).

Já Felix Lebrun, depois de superar Moregardh, eliminou o sul-coreano Jang Woo-jin (18º do ranking) para garantir uma vaga nas quartas de final. Mas então caiu diante do mesmo algoz de Cho, o chinês Lin Shidong.

Lin Shidong, por sua vez, chegou até a decisão do Star Contender Goa – onde acabou superado por 4 sets a 2 por um companheiro de seleção chinesa, isto é, Liang Jingkun.

(Nota: Com a campanha em Goa, Felix Lebrun subiu 24 posições no ranking atualizado em 07/03/23, ocupando o 46º lugar).

Mais em Blog da Lyanne Kosaka