Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Murilo Becker é integrado à seleção de basquete 3×3

Após iniciar transição no ano passado, atleta com história de sucesso no 5×5 é convocado e revela sonho de se tornar atleta olímpico

Murilo Becker tem atuando no basquete 3x3 desde o ano passado (Divulgação/CBB)

A seleção brasileira masculina de basquete 3×3 ganhou um reforço de peso. Nome importante dentro do cenário nacional da modalidade 5 x 5, o pivô Murilo Becker foi incorporado ao grupo que buscará em maio, na Áustria, a classificação para a Olimpíada de Tóquio.

A transição foi iniciada no ano passado, quando o atleta participou de torneios de 3×3 em Santa Catarina, foi observado pela comissão técnica e, nesta terça-feira (8), foi integrado para os testes físicos. Ele também participará das atividades técnicas e táticas em 2021, quando serão definidos os quatro atletas que defenderão o país.

+ São Paulo cresce no fim e vence o Flamengo no NBB

“Eu venho jogando algumas etapas há alguns anos, no 3×3. Já venho conversando e recebi o convite do Douglas (técnico Douglas Lorite) para integrar a seleção. Na hora eu aceitei. Uma honra muito grande vestir a camisa da seleção. Tive esse prazer na 5×5. E vou ter isso na 3×3, numa transição de modalidade. Para mim, é de arrepiar. Estou muito feliz com isso. E tenho metas e sonhos na minha vida. Com muito empenho, espero realizar”, disse Murilo.

Carreira no 5×5

Murilo tem uma longa carreira no basquete 5×5. Com 2,08m, passou por Bauru, Corinthians/Mogi, Franca, COC Ribeirão, Minas, São José, Vasco, Vitória, Botafogo, Liga Sorocabana e São Paulo. Jogou pela seleção brasileira entre 1999 a 2011, quando venceu os Pans de 2003 e 2007, a Copa América de 2005 e dois Sul-Americanos.

Individualmente, o pivô foi eleito o MVP da Liga Nacional de Basquete em 2012, além de campeão Brasileiro em 2002 pelo Bauru.

Murilo Becker basquete 3x3
Murilo Becker tem uma longa trajetória no basquete tradicional (Divulgação/CBB)

“É um sentimento de muita felicidade. Estou muito feliz com tudo isso. A sensação é de um menino que tá começando e que recebe a primeira convocação na seleção brasileira. É de arrepiar o que estou sentindo. Meu principal sonho como atleta sempre foi jogar uma Olimpíada. Bati duas vezes na trave. Agora, surgiu uma oportunidade. Vou me dedicar ao máximo para, assim como alguns amigos, jogar esse campeonato tão sonhado”, garante o jogador.

Técnico comemora

A chegada de Murilo Becker no time nacional 3×3 animou ainda mais o técnico Douglas Lorite, que ganha mais uma opção para escolher os atletas que representarão o Brasil no Pré-Olímpico da Áustria.

“Um atleta de alto nível, com um histórico exemplar no 5×5 vai agregar bastante qualidade ao grupo de selecionáveis pra aumentar ainda mais o nível do 3×3 no Brasil. Traz uma bagagem de competições sem precedentes, o que ajuda muito a trazer essa experiência para adaptar ao 3×3, além de ser  um atleta de ponta nas duas disciplinas”, disse o treinador.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Lorite também falou da possível mudança de visão dos atletas do 5×5 sobre o basquete 3×3.

“Pode trazer um estreitamento das relações do 5×5 com 3×3, mostrando que não são modalidades concorrentes, podendo dentro da mesmo time, por exemplo, disputar as duas disciplinas sem prejuízo para nenhuma delas, muito pelo contrário, levar experiências da outra disciplina pra aprimorar ainda mais a equipe”, completou.

Mais em Basquete 3 x 3