Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Nada de eventos até agosto e Pré-Olímpicos adiados para 2021

Pandemia do novo coronavírus segue provocando ajustes no calendário da modalidade, que terá definição para Tóquio só em 2021

Basquete 3x3 em ação nos Jogos Mundiais de Praia 2019
Basquete 3x3 em ação nos Jogos Mundiais de Praia 2019 (Divulgação/AWBG)

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) divulgou as atualizações sobre o calendário do basquete 3×3 em meio à pandemia. Ficou definido que nenhum evento da modalidade será realizado até agosto e que os Torneios Pré-Olímpicos serão realizados 2021, ainda sem data definida.

Os Pré-Olímpicos Mundias de basquete 3×3, anteriormente marcados para março de 2020, na Índia, com a participação do Brasil no masculino, irão garantir três vagas em cada gênero para Tóquio 2020.

Além desses dois torneios principais, dois Pré-Olímpicos Universais, com equipes que não estiveram nas duas últimas edições olímpicas do basquete de quadra, também serão realizados em 2021 e distribuirão uma vaga para cada naipe.

Caminhada olímpica

O basquete 3×3 do Brasil ainda está na briga por uma vaga na Olimpíada de Tóquio 2020, pelo menos no masculino. A seleção feminina jã não possui chance alguma, muito por causa do ranking da FIBA.

Pré-Olímpicos de basquete 3x3 vão para 2021 por causa da pandemia
Basquete 3×3 em ação nos Jogos Mundiais de Praia 2019 (Divulgação/AWBG)

Já o masculino terá que participar do Pré-Olímpico Mundial, que dará três vagas para Tóquio 2020, mas que está sem data por causa da pandemia.

O Brasil entrou no Grupo A do Pré-Olímpico, que tem Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca. As outras chaves têm: B (Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia), C (Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana), D (Holanda, Letônia, Canadá, Croácia e Índia).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

As equipes jogam entre si na primeira fase, com duas seleções por grupo se classificando para a fase seguinte, que já é eliminatória. Apenas as três primeiras garantem um lugar em Tóquio 2020. Essa é a última oportunidade para o Brasil disputar os Jogos Olímpicos na estreia da modalidade.

Nada até agosto

Mesmo com os cancelamentos e adiamentos na corrida para Tóquio 2020, a FIBA garante que outros eventos de basquete 3×3 ainda podem ser realizados após agosto de 2020. Tudo vai depender da situação da pandemia.

Os eventos de 3×3 cancelados são:

  • 4 etapas do World Tour 3×3 (Prague, Lausanne, Los Angeles, Nanjing)
  • Liga das Nações 3×3 Sub-23
  • Qualificatórias de vários Copas por zona
  • Copas FIBA Sub-17 de várias regiões

Mais em Basquete 3 x 3