Siga o OTD

Basquete

Sul-Americano é adiado por conta do coronavírus e fica para agosto

Federação internacional e confederação sul-americana suspenderam eventos agendados até o dia 31 de julho

As comandadas do técnico José Neto em dia de treinamento antes do coronavírus (CBB/Divulgação)

O Campeonato Sul-Americano adulto feminino de basquete não acontecerá mais na data programada, devido à pandemia de coronavírus. Com a presença do Brasil, o evento estava marcado para a primeira semana de junho, em Cali, na Colômbia, e foi adiado com previsão para ser realizado em agosto.

A modalidade continua sendo impactada pela doença que segue afetando o Brasil e o mundo, forçando a Federação Internacional de Basquete (FIBA) e a Confederação Sul-Americana de Basquete (Consubasquet) a suspender todos os eventos programados até o dia 31 de julho.

+ ‘Decisão para um bem maior’, define Gabriel Constantino

Além do Sul-Americano de seleções, a Liga Sul-Americana de Clubes femininos, que teria a participação da equipe carioca Sodiê Doces/LSB, foi cancelada pela Consubasquet. Já as Copas Américas Sub-18, que aconteceriam nos Estados Unidos, em junho, também foram adiadas.

Novas determinações

A decisão da entidade sul-americana se deu após a FIBA ter divulgado um comunicado nesta quarta-feira (1) informando que o Centroamericano Sub-16, o Campeonato do Caribe Sub-16, o Sul-Americano Feminino, a Liga Sul-Americana de Clubes femininos, o Pré-Classificatório do Caribe para a Copa do Mundo de 2023, as Copas Américas Sub-18 e o Centrobasket sub-15 serão remarcados posteriormente.

Em sua nota, a Consubasquet retirou qualquer punição para os clubes e confederações que desistirem de disputar os torneios citados, desde que seja feito de forma documental com até 60 dias de antecedência da disputa. A instituição avisa que pode, inclusive, optar pelo cancelamento dos eventos que ainda estão na programação.

Torneios Pré-Olímpicos

A FIBA ainda não tomou uma decisão com relação aos torneios Pré-Olímpicos do basquete 3×3 e 5×5, com a participação do Brasil no naipe masculino. O evento do 3×3 estava marcado para 18 a 23 de março, na Índia. Já o 5×5 seria na Croácia, de 23 a 28 de junho.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Em carta às confederações no dia 31 de março, a entidade máxima da modalidade afirmou que monitora a situação mundial juntamente com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e que no momento oportuno dará informações sobre essas duas disputas.

Mais em Basquete