Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Seleção masculina inicia preparação para o Pré-Olímpico

Seis jogadores treinarão em dois períodos, mas apenas quatro serão levados pelo técnico Douglas Lorite para Nova Déli

Seleção brasileira de basquete 3x3 vai disputar o Pré-Olímpico na Índia
(ABWG/Divulgação)

A seleção brasileira basquete 3×3 masculina iniciou nesta quarta-feira (22) a preparação para o Pré-Olímpico que vai indicar mais três equipes para Tóquio 2020, na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos.

A preparação da seleção brasileira de basquete 3×3 está sendo realizada na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, até domingo (26).

O Pré-Olímpico será realizado entre 18 e 23 de março, em Nova Déli, na Índia, terá 20 equipes. Sérvia, Rússia, China e Japão já estão classificados para os Jogos Olímpicos.

Ao todo, seis jogadores treinarão em dois períodos sob o comando do técnico Douglas Lorite. Destes seis, quatro serão selecionados para a segunda etapa de treinos, entre 8 e 15 de março.

“Essa preparação é bem importante para a gente, é a primeira vez de um Pré-Olímpico. Viemos de uma crescente nas categorias de base, queremos um resultado na categoria adulta. Estamos preparando essa geração para um ótimo resultado lá na frente, mas porque não conseguir um resultado nessa Olimpíada agora. Faremos um trabalho muito forte e queremos conquistar a vaga para Tóquio”, disse o treinador da seleção brasileira de basquete 3×3 masculina.

Eleito o melhor atleta do basquete 3×3 no Brasil em 2018, Jefferson Socas destacou a importância do momento para o esporte. “É o primeiro Pré-Olímpico da modalidade, a primeira Olimpíada da modalidade. É muito importante para nós. Cada um está dando o máximo. É o sonho de todo mundo, é o auge da carreira de um atleta. Estamos dando nosso máximo, queremos essa classificação e contamos com a torcida de todos”.

+ Seleção masculina se apresenta de olho em Tóquio

Estão com a seleção brasileira no Rio, além de Socas, André Ferros, Fabrício Veríssimo, Luiz Felipe de Paulo Silva, Matheus Parcial e Leandro Lima.

Na diputa por uma vaga em Tóquio 2020, o Brasil entrou no Grupo A ao lado de Mongólia, Polônia, Turquia e Espanha na primeira fase. No Grupo B estão Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia. O Grupo C tem Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana, e a chave D reúne Holanda, Lituânia, Canadá, Croácia e Índia.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

As equipes jogam entre si na primeira fase, com duas se classificando para a fase seguinte, que já é mata-mata. O Pré-Olímpico da Índia é a última oportunidade para a seleção brasileira de basquete 3×3 conseguir a vaga para Tóquio 2020.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete 3 x 3