Siga o OTD

Basquete

Na briga pelo G-4, Brasília vence Bauru e se encaminha na classificação do NBB

Era um confronto direto na briga pelo G-4 e UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Gocil/Bauru Basket fizeram jus ao caráter decisivo da partida. Em um duelo equilibrado do início ao fim, o time da capital federal levou a melhor por 92 a 89, neste sábado, no Ginásio da Asceb, e deu um grande passo para confirmar a classificação direta às quartas de final do NBB.

Brasília chegou a 18 vitórias e se manteve na terceira posição. A equipe abriu vantagem sobre o Bauru, quarto colocado, e precisa agora de apenas um triunfo em suas duas últimas partidas para garantir seu lugar entre os quatro melhores colocados da fase de classificação.

Mesmo com a derrota neste sábado, Bauru depende apenas das próprias forças para confirmar a quarta posição. Isso porque a equipe do técnico Demétrius Ferraciú leva vantagem no confronto direto (primeiro critério de desempate) sobre Franca, quinto colocado.

O pivô Lucas Mariano foi o cestinha da partida, com 26 pontos, e apanhou dez rebotes, além de distribuir quatro tocos. Este foi o sexto duplo-duplo do camisa 28 do Brasília na temporada.

Vindos do banco de reservas, Jefferson Campos e Alex Oliveira tiveram boas atuações. O primeiro marcou 13 pontos e ainda teve cinco rebotes, três assistências e duas bolas recuperadas. Já Alex deixou a quadra com 11 pontos, quatro rebotes e três assistências.

Brasília distribuiu 24 assistências ao longo da partida e o destaque da equipe no fundamento não poderia ser outro. Líder do fundamento na temporada e na história do NBB, Fúlvio registrou 11 passes decisivos – quinta vez na competição com dígitos duplos nas assistências.

Esta foi a primeira vez em que Alex foi derrotado por sua ex-equipe. Até então eram seis jogos e seis vitórias para o camisa 10 contra o Brasília, já que ele não atuou na partida do primeiro turno desta temporada, também vencida pela equipe da capital federal.

Mais uma vez de volta à capital federal, Alex Garcia teve grande atuação no Ginásio da Asceb e produziu em todos os fundamentos. Foram 23 pontos, sete assistências, quatro rebotes, duas bolas recuperadas e dois tocos para o “Brabo”.

Campeão do Torneio de 3 Pontos no Jogo das Estrelas, Jefferson deu sequência ao seu grande momento e foi o cestinha do Bauru no jogo, com 24 pontos. Esta foi a sétima vez nos últimos nove jogos em que o ala/pivô pontuou na casa dos 20 pontos.

O primeiro tempo da partida foi marcada por ótimos aproveitamentos ofensivos, principalmente nas bolas de três pontos. Bauru teve nove acertos, enquanto que o time da casa converteu sete arremessos de três – ambos em 13 tentativas. No entanto quem terminou em vantagem foi o Brasília, mas por apenas um ponto (48 a 47).

A partida seguiu equilibrada até seus instantes finais e a decisão veio apenas no último minuto. Com um ponto de desvantagem, Bauru teve seguidamente uma falta antidesportiva cometida por Alex e uma falta técnica apontada para o banco de reservas. Com lances livres e a posse de bola nas mãos, Brasília não desperdiçou a chance e garantiu a importante vitória.

“Foi um grande jogo de basquete, mas infelizmente perdemos nos detalhes. Ainda estamos no G-4, temos dois jogos em casa e vamos fazer de tudo para sair com a vitória nesta reta final. Teremos o apoio de nossa torcida e isso será fundamental para nós”, disse o ala/pivô bauruense Jefferson William.

As duas equipes farão mais duas partidas pela fase de classificação. Bauru receberá Mogi (30/03) e Campo Mourão (01/04) no Ginásio Panela de Pressão, enquanto que o Brasília enfrentará o Macaé Basquete (29/03), no litoral norte-fluminense, e o Flamengo (01/04), em Manaus.

Na outra partida da NBB, o Franca levou a melhor  sobre o Tênis Minas Clube pelo placar de 84 a 80. Resultado que mantém o Franca na quinta posição da tabela e o Minas na décima segunda.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete