Siga o OTD

Basquete

 

Botafogo vence Rio Claro na última bola em primeiro jogo após punição no NBB



Dois dias depois de perder 74 pontos na tabela, Botafogo supera adversidades e ganha fora de casa por 83 a 82



Botafogo, Rio Claro, NBB, Punição, STJD
Foto: Filippo Ferrari

O Botafogo de Futebol e Regatas mostrou poder de reação na noite desta quarta-feira (4). Apenas dois dias após ser punido pelo STJD do basquete com a perda de 74 pontos na classificação, o Alvinegro venceu o Rio Claro Basquete por 83 a 82, no Ginásio Felipe Karan, em Rio Claro, pela temporada 2025/2026 do NBB.

+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A vitória veio no último segundo. Scheuer converteu a cesta decisiva quando restava apenas um segundo no cronômetro, garantindo o triunfo fora de casa em uma partida marcada pelo equilíbrio e pelo contexto turbulento vivido pelo clube carioca.

O confronto foi parelho do início ao fim. O Rio Claro venceu o primeiro quarto por 23 a 17, mas o Botafogo reagiu no segundo período (20 a 14), levando o duelo empatado em 37 a 37 para o intervalo. No terceiro quarto, os paulistas voltaram a assumir a dianteira (27 a 19), porém o time carioca respondeu no último período, fechando em 27 a 18 e confirmando a virada na bola final.

Mesmo com um titular lesionado e dois jogadores estourados em faltas, o Botafogo encontrou forças para reagir. Matheusinho foi um dos destaques, com 23 pontos, mesma marca de Vitor, do Rio Claro, que também terminou como cestinha da partida. Scheuer anotou 20 pontos, incluindo a bola decisiva. Pelo lado da equipe da casa, Bonfim registrou um duplo-duplo, com 17 pontos e 17 rebotes.

Entenda o caso no STJD

O Botafogo foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do basquete com a perda de 74 pontos e multa de R$ 75 mil por supostas irregularidades na documentação do pivô Augusto Alcassa, atualmente no Fluminense FC.

O clube carioca sustenta que não escalou o atleta de forma irregular e afirma que Alcassa se desvinculou do Botafogo por meio de ação na Justiça do Trabalho para posteriormente assinar com o Fluminense, que disputa a Liga Ouro, situação que, segundo o Alvinegro, exigiria o pagamento de multa por quebra contratual. O diretor de basquete Carlos Salomão também foi punido, com suspensão de 360 dias e multa de R$ 60 mil.

O Botafogo anunciou que entrará com recurso para tentar reverter a decisão. Na tabela, a equipe aparece na última colocação, com -40 pontos após a punição. São seis vitórias e 22 derrotas na temporada.

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Basquete