Campeão Mundial em 1994, o Brasil não participa da Copa do Mundo de basquete feminino desde 2014, ficando de fora das últimas duas edições. Mas isso está perto de mudar. Nesta terça-feira (7), a FIBA realizou o sorteio do torneio Pré-Mundial da Copado Mundo Feminina de 2026. A seleção brasileira caiu em um grupo bastante acessível e chegará como uma das favoritas à vaga no Mundial que vai acontecer na Alemanha em setembro do ano que vem.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A Copa do Mundo de basquete feminino de 2026 vai acontecer entre os dias 4 e 13 de setembro do ano que vem em Berlim, na Alemanha. Ao todo, 16 equipes irão participar do evento. Já estão classificados a anfitriã Alemanha além dos campeões continentais de 2025: Estados Unidos (Américas), Nigéria (África), Bélgica (Europa) e Austrália (Ásia). Apesar disso, as equipes também irão jogar no Pré-Mundial.
Os torneios Pré-Mundial vão acontecer entre os dias 11 e 17 de março de 2026 com Turquia, França, Porto Rico e China sediando os grupos. Os 3 melhores colocados por torneio – excluindo os times já qualificados (2 no grupo que contem a Alemanha) vão para a Copa do Mundo.
O Brasil caiu no grupo A, sediado pela China. A chave ainda conta com a Bélgica, atual campeã europeia, República Tcheca, Mali e Sudão do Sul. A programação completa ainda será divulgada pela FIBA. Veja a baixo os grupos do Pré-Mundial:
- A – Mali, Sudão do Sul, Brasil, Bélgica, Rep. Tcheca e China
- B – Nova Zelândia, Porto Rico, Estados Unidos, Senegal, Itália e Espanha
- C – Hungria, Turquia, Argentina, Austrália, Canadá e Japão
- D – Colômbia, Filipinas, Alemanha, Coreia do Sul, França e Nigéria