Siga o OTD

Basquete

Ariadna leva Campinas à semi com recorde de pontos e rebotes

Com um show da cubana Ariadna, que bateu o recorde de pontos e rebotes em uma única partida na temporada, o Vera Cruz Campinas derrotou o São Bernardo/Brazolin/Unip por 89 a 65 e é o primeiro time a se garantir na semifinal da LBF 2018. Como tinha vencido o primeiro jogo, a equipe do interior paulista fechou a série melhor de três em 2 a 0 e avançou para a próxima etapa da competição. Com 18 vitórias em 18 jogos, o time do técnico Antônio Carlos Vendramini mantém os 100% de aproveitamento no campeonato.

O grande nome da vitória deste domingo foi Ariadna. A cubana teve uma atuação impecável e derrubou dois recordes que pertenciam a jogadoras do Presidente Venceslau. Ela marcou 34 pontos, superando os 32 marcados por Macarena Durso contra Uninassau, e pegou 20 rebotes, três a mais do que a marca obtida por Bárbara na estreia da LBF contra Catanduva. Apesar dos números incríveis obtidos neste domingo, os recordes de todos os tempos continuam com Iziane, com 41 pontos pelo Sampaio Basquete, e Clarissa, com 23 rebotes por Americana.

Apesar de ter saído de quadra derrotado, São Bernardo contou com uma grande atuação de Lays. Com 29 pontos, a armadora fez seu recorde de pontos na temporada. Quem esteve abaixo do que costuma jogar foi Thayná, que fez 12 pontos. Mas a estatística que mostra o motivo principal da supremacia do Vera Cruz Campinas foi o número de rebotes: 56 contra 31 do adversário.

Classificado para a semifinal da Liga de Basquete Feminino, o Vera Cruz Campinas espera pelo vencedor do duelo entre Santo André e Blumenau para saber quem será seu adversário por uma vaga na final. No primeiro jogo, no ABC,  o time de Santa Catarina venceu por 83 a 71 e precisa de uma vitória nesta segunda feira para garantir a vaga na próxima fase.

O Jogo

O primeiro quarto foi completamente dominado por Campinas. Com dez pontos de Ariadna, que já começou o jogo mostrando o que queria da partida, o time de Antonio Carlos Vendramini chegou tranquilamente a 16 pontos de diferença: 25 a 9. Além da boa atuação ofensiva e defensiva, a equipe contou com o excesso de erros por parte do São Bernardo, que teve uma atuação muito abaixo do normal.

A partir do segundo quarto o jogo foi muito mais equilibrado, mas a diferença obtida nos dez primeiros minutos permitia ao Vera Cruz Campinas manter a tranquilidade durante a partida. Quem levou o time de São Bernardo nas costas foi Lays, que acertou seis bolas da linha de três pontos. Mas o time do ABC precisava mais do que perder o segundo quarto por apenas um ponto (14 a 13) e empatar o segundo (22 a 22). Precisava de uma reação, que não foi possível fazer porque o adversário mostrou sua força e fez 28 a 21 no último período para fechar a partida em 89 a 65.

Além de Ariadna, Patty, com 19 pontos, também fez uma grande partida. Meli Gretter só fez dois pontos, mas mostrou sua categoria de sempre ao distribuir nove assistências. E Babi ficou perto de conseguir um duplo duplo ao fazer 10 pontos e pegar nove rebotes.

A novidade na equipe ficou por conta do retorno da pivô Mari Dias, que não jogada desde a primeira rodada da LBF. Ela sofreu uma fratura no pé na estreia da competição, ficou 16 partidas de fora, mas voltou a ser relacionada neste domingo e jogou os últimos minutos da partida.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete