Siga o OTD

Basquete

Vera Cruz Campinas encerra fase de classificação com 100%

Foto: Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas

Equipe do Vera Cruz Campinas disputou o último jogo pela fase classificatória da Liga de Basquete Feminino e continua invicta

A Liga de Basquete Feminino (LBF) registrou a quebra de marcas importantes na rodada passada. A mais evidente é a liderança do Vera Cruz Campinas. A equipe se tornou a terceira a encerrar a fase classificatória da competição com 100% de aproveitamento.

Em 2011/2012, na segunda temporada do campeonato, o ADCF/Unimed/Americana conquistou as mesmas 16 vitórias. A equipe seguiria rumo ao título, perdendo apenas uma partida nas semifinais para o Santo André. No ano seguinte, em temporada reduzida, o Sport Recife conquistou o único título invicto até hoje, com seis vitórias na fase de classificação e outras quatro nos playoffs.

A última rodada da fase classificatória começa nesta quinta (19), con o confronto entre Poty/BAX/Catanduva e Blumenau, a partir das 20h. Ela segue até domingo, com rodadas duplas no ABC paulista e o último jogo do Presidente Venceslau em casa nesta primeira fase.

Assistências

A armadora Joice, do Funvic/Ituano, quebrou o próprio recorde de assistências no duelo contra a Uninassau. Ela fez 19, três a mais do que a marca anterior. Só no primeiro tempo, Joice conseguiu 13 passes. Ela é a única atleta da temporada a realizar mais de 100 assistências no total – foram 130 na temporada, totalizando 800 em jogos pela LBF.

2 mil pontos

A ala Palmira, do Ituano, chegou à marca de 2 mil pontos na LBF. Ela é a quarta jogadora a atingir a marca após oito temporadas de competição. Além da ala do Funvic/Ituano, outras três já haviam chegado aos 2 mil pontos: Ariadna (Vera Cruz Campinas. 2.594 pontos), Jaqueline (Santo André/Apaba, 2.269) e Karla (Vera Cruz Campinas. 2.004).

Melhores partidas da carreira

As alas Julia, do São Bernardo/Brazolin/Unip, e Tati Pacheco, do Sampaio Basquete, fizeram as melhores partidas da carreira na última rodada. Apesar das derrotas, elas se destacaram em quadra.

A primeira não conseguiu evitar a derrota para o Presidente Venceslau por 76 a 70. Ainda assim, ela anotou 21 pontos, com cinco bolas de três e seis assistências.

Já Tati comandou o Sampaio na derrota para o Ituano com 28 pontos. Na temporada 2018, ela mantém a melhor média de pontos na carreira (11,1), assistências (1,7) e minutos jogados (31,8).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete