Siga o OTD

Basquete

Flamengo e Vasco abrem vantagem nas oitavas do NBB

O time rubro-negro venceu o Botafogo e o cruzmaltino superou o Pinheiros na abertura dos playoffs do NBB

Cuello Flamengo Basquete
Cuello foi o cestinha do Flamengo na vitória diante do Botafogo pelas oitavas do NBB (Foto: Paula Reis/Flamengo)

A fase de oitavas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/24 começou neste sábado (20) para quatro equipes. No primeiro jogo, o R10 Score Vasco da Gama foi até São Paulo-SP e bateu o Pinheiros, por 64 a 56, no ginásio Henrique Villaboin. Em seguida, no desfecho do dia, o Flamengo também venceu como visitante. Mesmo em seus domínios, no Oscar Zelaya, o Botafogo foi superado pelo time rubro-negro, por 92 a 87. Mengão e Cruzmaltinos avançam para as quartas de final com mais uma vitória no confronto.

O segundo compromisso entre os quatro clubes pelo NBB está marcado para sexta-feira (26). Diante de sua torcida, no ginásio de São Januário, o Vasco recebe o Pinheiros, às 20h, e, sendo assim, se vencer, o time do técnico Léo Figueiró se garante entre os oito melhores do NBB. Já os comandados de David Pelosini precisam do triunfo para igualarem o confronto e forçarem o terceiro jogo. Na fase classificatória, a equipe cruzmaltina ficou em quarto e a pinheirense em 13º.

Na sequência, o Flamengo duela com o Botafogo, às 21h, no Maracanãzinho. Gustavo de Conti e seus atletas confirmam classificação no NBB em caso de mais um resultado positivo. Do outro lado do confronto, o treinador Miguel Leal e seus jogadores entrarão em quadra com a obrigação do placar favorável para que tudo seja definido no terceiro embate. Na etapa de classificação, o clube rubro-negro avançou em primeiro e o botafoguense em 16º.

Mengão confirmou favoritismo

Didi foi um dos destaques do Flamengo (Foto: Paula Reis/Flamengo)

O Flamengo confirmou seu favoritismo no NBB diante do Botafogo e já mostrou essa superioridade nos 20 minutos iniciais. Controlando totalmente as ações, o rubro-negro marcou 27 a 15 no primeiro quarto. O Fogão melhorou no segundo período, mas o domínio seguiu com os visitantes: 29 a 20. Desta forma, Gustavo de Conti e seus atletas foram para o intervalo ganhando por 21 pontos: 56 a 35. O ala estadunidense Thornton foi o cestinha com 20 pontos. Pelo Mengão, o ala argentino Cuello liderou com 12, o armador argentino Balbi, fez dez, o ala Didi, nove, e o armador americano Scott Machado, oito.

O Botafogo voltou melhor e ganhou por 24 a 23 o terceiro quarto, com crescimento do ala/pivô Emanuel, com oito pontos. O pivô Augusto e o ala/armador Santiago, ambos com cinco, também subiram de produção. No entanto, o Flamengo seguiu produtivo no ataque e teve em Didi e nos alas/pivôs Gabriel Jaú e Olivinha os principais nomes, os três com cinco acertos. Tudo parecia resolvido, mas o Fogão não desistiu e seguiu lutando diante de um time rubro-negro que diminuiu sua concentração. Com 20 pontos de desvantagem, o Botafogo entrou nos dez minutos finais perdendo de 79 a 59.

Na fase decisiva só deu Fogão, com o armador estadunidense Jamaal inspirado, com 16 pontos, e boa contribuição de Emanuel, com dez. Os dois fizeram com que os mandantes quase fizessem um milagre se tornar realidade, com triunfo no quarto de 28 a 13, mas não foi suficiente. Jamaal foi o cestinha da partida pelo NBB, com 25. Thornton fez duplo-duplo: 24 pontos e dez rebotes. Emanuel foi bem e ajudou com 18. Por outro lado rubro-negro, a pontuação foi mais distribuída. Cuello foi o cestinha com 18, seguido por Didi, 17, Balbi, 14, Gabriel Jaú, 12, pivô americano Scott, 11, e Olivinha, dez.

Marquinhos decisivo

Marquinhos brilhou pelo Vasco diante do Pinheiros (Foto: Gabriella Garbim/ECP)

Em duelo equilibrado pelo NBB, o terceiro quarto foi determinante para o Vasco derrotar o Pinheiros. O time de São Paulo largou em vantagem, vencendo o primeiro período por 16 a 15. Em seguida, a equipe da casa fez 20 a 19 e foi para o intervalo ganhando por 36 a 34. Três jogadores se destacaram nos 20 minutos iniciais pelos mandantes: o ala/armador Jimmy, com 11 pontos, o pivô sérvio Borovnjak, dez, e o armador Ruivo, nove. Do lado dos visitantes, o experiente ala marquinhos ajudou com 11.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os dez minutos após o retorno do intervalo foram decisivos para definir o vitorioso. Foi neste momento que Marquinhos desequilibrou para o Vasco, com 11 acertos. Portanto, ele marcou mais da metade dos pontos no quarto que os cruzmaltinos ganharam por 19 a 9, virando para 53 a 45. O quarto período foi equilibrado, com os times empatados: 11 a 11. Marquinhos foi o cestinha do jogo válido pelo NBB com 22 pontos. Ainda pelo Vasco, o armador Eugeniusz marcou 17. Já pelo lado do Pinheiros, Jimmy contribuiu com 18 e Borovnjak com 17.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Basquete