Siga o OTD

Basquete

Gustavinho deixa comando da seleção masculina de basquete

Gustavo de Conti deixa o comando técnico da seleção brasileira de basquete a dois meses do Pré-Olímpico

Gustavo de Conti não é mais treinador da seleção brasileira de basquete masculino
(Foto: Wander Roberto/COB)

Gustavo de Conti não é mais o treinador da seleção brasileira de basquete masculino. Depois de dois anos e meio, ele deixou o comando da equipe nesta quarta-feira (17), a pouco mais de dois meses para o Pré-Olímpico Mundial. De acordo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a decisão foi tomada “em comum acordo” entre Gustavinho e a entidade. Um substituto ainda não foi anunciado.

Gustavinho chegou à seleção brasileira masculina adulta em setembro de 2021, logo após os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Naquele momento, o Brasil vinha de um ciclo olímpico ruim e não havia se classificado para o megaevento da capital japonesa. Desde então, o treinador esteve a frente da campanha da AmeriCup de 2022, em que o Brasil foi prata, na Copa do Mundo de 2023 e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, onde faturou um bronze.

De Conti já não havia comandado a seleção brasileira no último compromisso da equipe, durante as Eliminatórias para AmeriCup, em fevereiro. Naquela ocasião, estava com filho recém-nascido e pediu dispensa da janela. Helinho Garcia, treinador do Sesi Franca, foi quem liderou a seleção nos dois jogos contra o Paraguai, que tiveram dois placares elásticos a favor do Brasil.

A CBB informou que anunciará o treinador definitivo da seleção brasileira em breve. A equipe disputará o Pré-Olímpico Mundial, a partir de 2 de julho, em Riga, na Letônia, buscando uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O Brasil não disputa o maior evento esportivo do planeta no basquete (seja masculino ou feminino) desde a Rio-2016.

Troca de cadeiras

Aos 44 anos de idade, Gustavo de Conti segue no comando do Flamengo. Ele já era treinador da equipe em paralelo à seleção brasileira. No último final de semana, aliás, o Rubro-Negro ficou com o vice-campeonato da BCLA, perdendo a final para o argentino Quimsa. O time carioca também está nas oitavas de final do NBB 2023/2024, após ter feito a melhor campanha da fase inicial.

Ao mesmo tempo em que anunciou a saída de Gustavo de Conti, a CBB também informou que Diogo Jeleilate não é mais o diretor técnico das seleções brasileiras maculinas. Em seu lugar, chega Victor Mansure, que já ocupava o cargo de gerente de seleções. Victor tem passagens pela FIBA, NBA e pela própria CBB anteriormente.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete