Siga o OTD

Basquete

Kamilla Cardoso faz história como 3ª escolha no Draft da WNBA

Kamilla Cardoso é selecionado pelo Chicago Sky na terceira posição do Draft da WNBA e se torna a melhor brasileira ranqueada

Kamilla Cardoso no draft
Kamilla Cardoso no Draft da WNBA (Sarah Stier)

Kamilla Cardoso segue colocando o Brasil no topo do basquete feminino dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (15), a pivô brasileira de 22 anos foi a terceira escolha do Draft da WNBA pelo Chicago Sky. Esta foi a melhor posição de um jogador ou jogadora brasileiro no evento. Kamilla figurou entre dois dos principais prospectos da modalidade norte-americana, Caitlin Clarke e Cameron Brink.

Bicampeã da NCAA, Kamilla Cardoso foi a estrela da temporada invicta de sua equipe. O South Carolina faturou o título da liga universitária norte-americana vencendo todos os 38 jogos. Na final, uma das partidas mais assistidas da história da TV dos Estados Unidos, a brasileira roubou a cena, venceu o duelo contra o prospecto local Caitlin Clarke e anotou o duplo-duplo para terminar como MVP

Tamanho protagonismo melhorou suas projeções no “mock” (termo em inglês simulações). Quando se declarou para o Draft da WNBA, antes do Final 4 da NCAA, Kamilla já aparecia entre as cinco primeiras escolhas. Contudo, com o título e prêmio de MVP, ela saltou para aparecer no top-3, que se confirmou nesta segunda-feira. 

Brazucas na WNBA

Anteriormente, a melhor posição de uma brasileira no Draft da WNBA havia acontecido no ano passado. Na ocasião, Stephanie Soares entrou na quarta posição pelo Washington Mystics. Ela vai jogar pelo Dallas Wings por conta de uma troca entre as franquias. Além disso, deve fazer sua estreia na liga nesta temporada porque sofreu uma grave lesão no joelho em 2023.

Além dela, o Brasil também conta com Damiris Dantas na principal liga de basquete feminino do mundo. Após dispensa do Minnesota Lynx, ala-pivô de 31 anos acertou contrato com o Indiana Fever e retornou à WNBA após um ano de ausência.  

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Basquete