Siga o OTD

Basquete

Sampaio Basquete vence duelo de líderes e mantém 100% na LBF

Finalistas do último LBF, Sampaio Basquete e Sesi Araraquara mediram forças no primeiro encontro da temporada e o time do Maranhão venceu

Na imagem, a ala/pivô Iza Sangalli, do Sampaio Basquete, conduzindo a bola para o ataque.
A ala/pivô Iza Sangalli, do Sampaio Basquete, conduzindo a bola para o ataque. Foto: João Marcos/ LBF

Por aproveitamento, o Sampaio Basquete e o Sesi Araraquara estavam nas duas primeiras colocações da LBF 2024 até esta rodada. Porém, ao duelarem no ginásio Castelinho, em São Luís, o time da casa venceu, manteve a invencibilidade e baixou o rival para terceiro. No outro jogo da tarde, o Pontz/ São José Basketball superou o Bax Catanduva.

A considerar que algumas equipes já possuem sete partidas, enquanto outras têm quatro, o melhor parâmetro para medir as posições na tabela da LBF é o aproveitamento. Assim, o Sampaio Basquete, que tinha 100%, recebeu o Sesi Araraquara, que estava com 83,3% no duelo que valia a liderança da competição. Além disso, foi mais um capítulo na rivalidade das duas equipes, que decidiram o título da última edição, com triunfo da equipe paulista.

Porém, neste sábado (23), foi o Sampaio que levou a melhor, com a vitória por 68 a 59. Essencialmente, a diferença das duas equipes ocorreu no segundo quarto, quando a equipe maranhense venceu por sete pontos. Nas outras parciais, placares muito justos entre os dois lados.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O equilíbrio se comprovou pelas estatísticas semelhantes, 37 rebotes para cada lado, 14 assistências contra 12, 8 roubos de bola contra 7 e 8 bolas de três para cada time. Sassá Gonçalves foi a cestinha do Sampaio com 20 pontos. Por outro lado, Emanuely de Oliveira anotou 22 para o Araraquara.

Desse modo, o Sampaio Basquete alcança sua quinta vitória em cinco partidas e mantém a liderança no aproveitamento. Tem 10 pontos na tabela e é o segundo colocado, justamente atrás do Araraquara, que tem 12. Todavia, com dois jogos a mais, o time paulista é o quarto por aproveitamento, com 71,4%.

Duelo no interior de SP

Além disso, o Pontz/ São José Basketball recebeu o Bax Catanduva no ginásio Teatrão para dar um espetáculo de basquete. Foi uma partida de grande oscilação por parte das duas equipes do interior paulista. No primeiro quarto, São José fez 26 a 17, porém sofreu 20 a 12 antes do intervalo. Em seguida, fez 21 a 10 e fechou com um quarto em 14 a 9 e o placar total em 74 a 55.

Por pontos, São José tem nove pontos e está empatado em quarto lugar. Tem 50% de aproveitamento em seis partida e é o sétimo em porcentagem. Em contrapartida, o Catanduva tem uma vitória em seis jogos, com 16,7% de aproveitamento e sete pontos, que deixa em oitavo lugar na tabela. Seu aproveitamento o coloca com o nono posto.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Basquete