Siga o OTD

Basquete

São José bate Corinthians na abertura da LBF

“Novinhas” de São José vencem o experiente time do Corinthians no primeiro jogo de 2024 da LBF

Letícia Tita, do São José, anotou 12 pontos contra o Corinthians no primeiro jogo da LBF
(Foto: Beto Miller)

Começou mais uma temporada da Liga de Basquete Feminino (LBF). Na maior edição da história da LBF, com 11 equipes participantes, coube à duas estreantes abrir a competição. O Pontz/São José ganhou do Corinthians por 56 a 49 na noite desta sexta-feira (1) no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. Laurah Isaias foi o destaque da partida, ganhando o primeiro troféu de MVP da temporada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os dois projetos são novos na LBF. O Corinthians, que já tem um time masculino no NBB, investe pela primeira vez no basquete feminino. O time conta com várias veteranas, como as pivôs Clarissa e Gil Justino e a ala Tati Bacheco. O Timão contratou o técnico Cristiano Cedra, do antigo projeto do ADC Bradesco, que foi desmanchado no ano passado. Ele trouxe várias jovens promessas do basquete brasileiro que treinavam na equipe.

Já o Pontz/São José tem um elenco majoritariamente jovem, com a base do time que foi campeão brasileiro sub-23 no ano passado. O clube se reforçou com atletas mais experientes que já haviam jogado na LBF como a ala Nany Carvalho que jogou a temporada passada no Unimed Campinas. No duelo entre experiência e juventude, as jovens de São José levaram a melhor e venceram fora de casa.

Como foi o jogo

A ansiedade da estreia parece ter atingido as duas equipes no primeiro tempo. As defesas até estavam funcionando bem, mas o ataque dos dois times erravam na hora de finalizar as jogadas. O Corinthians perdeu uma jogadora importante no início do segundo quarto. A experiente pivô Gil Justino cometeu uma falta antidesportiva, ao atingir o rosto de uma adversária com o cotovelo. Dessa forma, Gil foi desqualificada e teve que voltar ao vestiário.

No intervalo, São José liderava o jogo por 24 a 23. A equipe cresceu no placar ao longo do segundo tempo, quando os chute de três pontos começaram a cair, com o time abrindo 10 pontos de vantagem para o Corinthians, chegando a liderar o jogo por 41 a 31. Mas com um ótimo desempenho da craque Clarissa, o Timão chegou a diminuir a diferença para apenas dois pontos no último quarto. Mas nos minutos finais, São José voltou a se distanciar no placar para garantir a vitória por sete pontos

Números do jogo

Como de costume, a LBF deu o troféu de MVP da partida para a atleta com mais eficiência do time vencedor. Quem levou a premiação foi a pivô Laurah Isaias, do São José, que teve 12 de eficiência, com oito rebotes e sete pontos na partida. Outro destaque do time do Vale do Paraíba foi Letícia Tita, com 12 pontos e seis assistências. Do lado do Timão, Clarissa foi a melhor em quadra com 23 de eficiência e um duplo-duplo: 14 pontos e 12 rebotes.

Os dois times voltam a jogar na próxima semana. Na quinta-feira (7), o Pontz/São José enfrenta Santo André no ABC Paulista. No dia seguinte, o Corinthians vai até o interior do Paraná para enfrentar o Ponta Grossa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Basquete