Siga o OTD

Basquete

Brasil é convocado para as Eliminatórias da AmeriCup 2025

Com 14 atletas, seleção brasileira foi convocada para jogos contra o Paraguai pelas Eliminatórias da AmeriCup

Georginho no floater contra a Letônia na Copa do Mundo; ele é um dos convocados do Brasil para as Eliminatórias da AmeriCup de basquete masculino
(Foto: FIBA)

O Brasil foi convocada, nesta quarta-feira (14), para a primeira janela das Eliminatórias da AmeriCup de basquete masculino de 2025. Foram chamados 14 nomes para os dois jogos contra o Paraguai, que acontecerão em 23 e 26 de fevereiro, dentro e fora de casa. O elenco, que tem atletas experientes e jovens valores, se apresenta na segunda quinzena de fevereiro para um rápida janela de treinos.

Entre os convocados, estão Bruno Caboclo, Yago, Georginho, Didi e Lucas Dias, que contam com Copa do Mundo no currículo. Elinho, Jaú, Alexey, Márcio e Fuzaro já estiveram em outras convocações da atual comissão técnica. Por outro lado, Zu Júnior, Daniel Onwenu e Mãozinha, que estiveram na seleção brasileira sub-26 dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, no ano passado, ganham chance no grupo adulto. Ruan também debutará na equipe.

De acordo com o plano da diretoria, Helinho Garcia será o comandante do Brasil nesta primeira janela eliminatória da AmeriCup, com Demétrius Ferraciú de assistente. O técnico Gustavo De Conti participa ativamente do planejamento e retorna à quadra para o Pré-Olímpico de basquete, em julho, em que o Brasil duelará contra Camarões, Geórgia, Letônia, Montenegro e Filipinas por uma vaga para Paris-2024.

Início das Eliminatórias

Pelas Eliminatórias da AmeriCup 2025, o Brasil enfrentará o Paraguai no Ginásio Wlamir Marques, do Corinthians, em São Paulo, no dia 23 de fevereiro, às 19h (horário de Brasília). Em seguida, a seleção viajará para Assunção para enfrentar os paraguaios outra vez, no dia 26, no mesmo horário. As duas partidas terão transmissão ao vivo da ESPN e do Star+.

O Brasil está no grupo ao lado de Paraguai, Uruguai e Panamá. Em novembro, meses após o Pré-Olímpico e os Jogos Olímpicos de Paris-2024, a equipe volta a jogar duas partidas no Brasil, ainda com local a definir, diante de Uruguai e Panamá. E fecha em fevereiro de 2025 a briga por um lugar na AmeriCup, marcada para acontecer na Nicarágua, em setembro de 2025. Os três primeiros do grupo se classificam para a competição.

Convocação – Eliminatórias AmeriCup 2025

Brasil x Paraguai – Janela 1

Elinho Corazza – Corinthians
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Alexey Borges – Capitanes- MEX
Georginho – Ratiopharm Ulm-ALE
Didi Louzada – Flamengo
Zu Júnior – SESI Franca
Daniel Onwenu – Corinthians
Danilo Fuzaro – Minas
Gabriel Jaú – Flamengo
Bruno Caboclo – Partizan-SRB
Lucas Dias – SESI Franca
Márcio – SESI Franca
Mãozinha – Capitanes-MEX
Ruan – Capitanes-MEX

*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete