Siga o OTD

Basquete

Franca e Flamengo estreiam com vitórias em casa na BCLA 23/24

No campeonato sul-americano de basquete, o Franca venceu o Udec (CHI) e o Flamengo passou pelo Hebraica Macabi (URU)

Na imagem, Nathan, do Franca, depois de uma enterrada.
Nathan, do Franca, depois de uma enterrada. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Começou a quinta edição da Basketball Champions League Américas nesta quarta-feira (13), torneio que dá ao vencedor vaga para o Mundial Interclubes. Dessa forma, o atual campeão SESI Franca e o primeiro time brasileiro a conquistar o campeonato, Flamengo, venceram na estreia da temporada 2023/24. O time do interior paulista bateu o Udec (CHI) e a equipe carioca superou o Hebraica Macabi (URU).

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Tanto Franca quanto Flamengo buscam o bicampeonato da BCLA. Na primeira rodada da primeira janela, as duas equipes venceram seus confrontos diante de seus torcedores. Desse modo, o Franca impôs um 78 a 59 no Universidad de Concepción, pelo grupo D, jogando no Ginásio Pedrocão. Posteriormente, foi a vez do Flamengo vencer o time uruguaio por 92 a 87, no Maracanãzinho, pelo grupo C. A próxima partida dos dois brasileiros ocorre na sexta-feira.

O Franca começou dominante, viu o adversário chileno se aproximar ainda no primeiro quarto, mas soube impor seu ritmo. Principalmente com os rebotes defensivos e suas jogadas bem armadas. No começo do terceiro quarto abriu 30 pontos de diferença e administrou a vantagem nos momentos finais. Lucas Dias foi o cestinha com 22 pontos, além de pegar oito rebotes e chegar a 22 de eficiência.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por outro lado, o Flamengo sofreu bem mais para buscar o triunfo. Depois dos primeiros momentos com oscilações na liderança, o Hebraica Macabi abriu 15 pontos de margem um pouco antes das equipes irem ao vestiário. Aos poucos, o Rubro-negro reverteu a diferença e a partida terminou empatada em 79 a 79. Então, a vantagem de cinco pontos de frente veio nos momentos decisivos da prorrogação. Essencialmente, Gabriel Jaú foi decisivo com seu duplo-duplo, com seus 27 e dez rebotes, para alcançar 31 de eficiência.

Pinheiros forte em casa

Em jogo único pelo NBB, o Pinheiros conquistou a terceira vitória seguida jogando no Ginásio Henrique Vilaboim. Dessa vez, a equipe fez 73 a 67 em cima do Vasco da Gama, em jogo de quartos bem distintos e com uma arrancada no final. Adyel, pelo Pinheiros, e Marquinhos, pelo Vasco, foram cestinhas com 19 pontos. Assim, Pinheiros sobe para 41,7% de aproveitamento e está em 11º com cinco vitórias e sete derrotas. O Vasco está com a sétima posição, com 66,7% e dez vitórias e cinco derrotas.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Basquete