Siga o OTD

Basquete

Brasil arrasa o Paraguai na estreia do Sul-Americano sub-17

Atual campeã, seleção brasileira venceu equipe paraguaia por 79 a 37 no Sul-Americano sub-17 de basquete masculino

Brasil e Paraguai no Sul-Americano sub-17 de basquete masculino
(Foto: FIBA)

O Brasil começou muito bem sua trajetória rumo a defesa do título do Sul-Americano sub-17 de basquete masculino. A equipe comandada por Jece Leite derrotou o Paraguai por 79 a 37, em partida realizada nesta quinta-feira (16), em Valledupar, na Colômbia. O próximo compromisso do time será contra o Equador, nesta sexta, às 18h30, com transmissão do YouTube da FIBA.
+ Tabela do Sul-Americano sub-17 de basquete masculino

Gustavo Guimarães e Gabriel Gigante foram os donos do garrafão e se destacaram ao lado de Enrico Borio em um jogo que o Brasil dominou do início ao fim, sem ter dificuldades tanto no ataque quanto na defesa. Gustavo marcou 11 pontos e pegou 13 rebotes, enquanto Gigante teve oito pontos, nove rebotes e quatro tocos. Enrico teve nove pontos e oito rebotes.

A competição

A partida marcou a estreia de Jece Leite (Pato Branco) no comando do time Sub-17, com Demétrius Ferraciú (Paulistano) na supervisão técnica do grupo na Colômbia. Além do título, o torneio vale também três vagas na Copa América Sub-18 de 2024. Ao todo, oito times disputam o Sul-Americano. O Brasil caiu no Grupo A, com Chile, Equador e Paraguai. O Grupo B tem Argentina, Venezuela, Colômbia e Uruguai.

Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro das chaves, com as duas melhores de cada avançando para as semifinais. No outro jogo da chave, o Chile venceu o Equador por 71 a 56. Assim, o Brasil poderá se classificar de forma antecipada se já vencer o Equador na próxima rodada, caso o Chile também ganhe do Paraguai.

Em 25 edições do Sul-Americano sub-17 de basquete masculino já realizadas até aqui, o Brasil conquistou nove ouros, nove pratas e cinco bronzes, com 23 medalhas no total. A última conquista foi na última edição, em Santiago-2019, quando bateu a Argentina na final. A Argentina, aliás, é a maior vencedora da competição, com 14 títulos no total. No entanto, os hermanos não vencem o torneio desde 2015.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete