Siga o OTD

Basquete

Corinthians e Paulistano desbancam favoritos e seguem para final

No Final Four do Campeonato Paulista de basquete, o Corinthians superou o São Paulo e o Paulistano venceu o Franca e foram para a decisão

Na imagem, jogador do Corinthians indo para bandeja.
Jogador do Corinthians indo para bandeja. Foto: Beto Miller/ Corinthians Basquete

A final do Campeonato Paulista de basquete masculino poderia ser uma reedição da última final do NBB, em que Franca venceu o São Paulo. No entanto, as duas equipe sofreram eliminações nesta segunda-feira (16) em Rio Claro, no Final Four da competição. Assim, o Paulistano bateu o time do interior e o Corinthians levou a melhor no clássico da capital. Os vencedores decidem o campeão na quarta-feira, mas antes, assistem a decisão de terceiro lugar.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na rodada dupla de semifinal do Campeonato estadual, não dá para dizer que não teve emoção e foi domínio de uma equipe sobre a outra nas duas partidas. O SESI Franca teve a melhor campanha na primeira fase, com sete vitórias e um revés, enquanto o São Paulo ficou em segundo com cinco triunfos e três derrotas. Porém, nem Paulistano, que foi o quarto, muito menos o Corinthians, que foi o sexto se importaram com o favoritismo do outro lado da quadra. As duas partidas ocorreram no ginásio Felipe Karan, em Rio Claro, mesmo local das decisões.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Quebrando a banca

Na primeira partida do dia, o Paulistano segurou o time campeão intercontinental do Franca, mesmo com menos rebotes (26 a 33) e assistências (13 a 16) do que o adversário. Desse modo, o único momento que o Franca esteve na frente do placar foi por segundos ainda no primeiro quarto. Contudo, a equipe da capital terminou a parcial com 22 a 14.

O Franca descontou no quarto seguinte com 24 a 19, além disso, esteve a um ponto de diferença antes do intervalo. Todavia, uma terceira parcial baixa tecnicamente para os dois lados fez o Paulistano vitorioso com 14 a 6, ampliando a margem. Curiosamente, o Franca manteve o apagão do terceiro quatro até metade do último tempo, perdendo por 19 pontos, mas recuperou-se no final, marcando 33 a 29. Não foi suficiente para virar a partida.

O jogo coletivo do Paulistano funcionou com quatro jogadores anotando mais de dez pontos. Nem o cestinha David Jackson, com 23 pontos, evitou a derrota de Franca por 84 a 77.

Majestoso

Em seguida, no clássico Majestoso, muitas alternâncias na liderança marcaram o duelo. O São Paulo saiu na frente, no entanto, o Corinthians abriu 12 pontos de frente antes de fechar o primeiro quarto em 21 a 16. O Tricolor empatou em dois momentos da segunda parcial. Logo após, o Timão tornou a abrir, com a vitória por 25 a 20.

Não só o São Paulo ensaiou uma nova reação, mas também tomou a liderança de volta em três momentos da parcial seguinte ao intervalo. Mesmo assim, o Corinthians terminou em vantagem, apesar do placar devolvido de 25 a 20 para o Tricolor. Por fim, o Timão impôs um ritmo forte no final para levar o quarto em 21 a 17 e a batalha por 87 a 78. Rafael Hettscheimeir foi o destaque da partida para o Corinthians, liderando em número de pontos (25) e em rebotes (5).

Desse modo, Franca e São Paulo se enfrentam às 17h30 da quarta-feira para saber o terceiro lugar. Depois, a decisão entre Paulistano e Corinthians ocorre às 20h do mesmo dia.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Basquete