Siga o OTD

Basquete

Confederação confirma rompimento e tira chancela do NBB

Por meio de ofício, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) deixa de reconhecer o Novo Basquete Brasil (NBB) como torneio nacional

Jogadores do Sesi Franca posam para foto com troféu da temporada do NBB 2022-2023 CBB LNB
Nesta temporada, o Sesi Franca conquistou os títulos do NBB, BCLA e Copa Super 8 (Marcos Limonti/SFB)

O basquete brasileiro vive um período de incertezas. Nesta quinta-feira (29), a Confederação Brasileira da modalidade (CBB) retirou a chancela das competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), cuja a principal é o NBB. A decisão teve divulgação através de ofício, ratificado pela Assembleia Geral e Conselho de Administração da CBB.

“Diante deste cenário, somente são reconhecidas como competições oficiais do Sistema CBB e FIBA, e integrantes do Calendário Nacional do Basquetebol Brasileiro, as competições organizadas diretamente pela CBB, suas Federações filiadas e outras que venha a ser chanceladas, o que não é o caso das competições eventualmente organizadas pela LNB, entidade privada não vinculada aos Sistemas Nacional ou Internacional do Basquetebol”, diz um trecho do ofício assinado pelo presidente da Confederação, Guy Rodrigues Peixoto Júnior.

Como resultado da decisão da CBB, o Novo Basquete Brasil (NBB) e a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) perdem a condição de torneios nacionais. Dessa forma, as equipes participantes deixam de ter acesso à competições entre clubes FIBA (Federação Internacional) como a BCLA, Sul-Americano, Copa Intercontinental e Mundial de Clubes. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O “racha” entre CBB e a Liga Nacional

A relação entre a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) não é das melhores há um bom tempo. O mais recente, e principal, imbróglio aconteceu no ano passado. Tudo começou após a CBB indicar a Liga Sorocabana para representar o País para o Sul-Americano. A LNB protestou, pois entendia que a vaga deveria ser do Paulistano. Desse modo, o embate parou na justiça.

Posicionamento da LNB

No fim da tarde desta quinta-feira, a Liga Nacional emitiu nota lamentando a decisão da CBB. Além disso, a entidade ratifica a continuidade da suas competições, assim como mantém uma posição aberta ao diálogo em busca de uma conciliação.

“A LNB mantém sua posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte”, diz um trecho da nota. Confira ela completa aqui.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Basquete