Siga o OTD

Basquete

Flamengo domina Caxias do Sul e se mantém na 2ª posição do NBB

Nesta quinta-feira (8), às 20h05, o Caxias do Sul recebe o Flamengo pelo NBB 2017/2018. Os cariocas buscam retomar a liderança do campeonato.


O Flamengo não deu chances ao Caxias Basquete. Em duelo realizado nesta quinta-feira (08/02), no Ginásio do SESI, na Serra Gaúcha, o time rubro-negro abriu 27 pontos de frente no primeiro tempo e venceu com propriedade, pelo placar de 98 a 75.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO NBB 2017/2018

Com a vitória, a 15ª na temporada, o Flamengo segue na cola do líder Paulistano. Neste momento, as duas equipes têm a mesma campanha, mas os paulistas levam a melhor no confronto direto (primeiro critério de desempate).

O primeiro tempo do Flamengo foi praticamente impecável. Com seis jogadores diferentes, a equipe teve incrível aproveitamento de 75% nas bolas de 3 (9/12), sendo que converteu nove dos dez primeiros arremessos. Além disso, o time visitante teve apenas um erro e conseguiu alto volume para abrir 27 pontos de frente (55 a 28).

Peça importante da rotação do técnico José Neto, o armador Arthur Pecos foi o maior pontuador do Flamengo, com 20 pontos. Sempre vindo do banco de reservas, o armador de 24 anos teve 8/9 nos arremessos de quadra e ainda contribuiu com quatro assistências e quatro bolas recuperadas.

“Nossa defesa fez toda a diferença e a forma com que entramos no jogo. Fico muito feliz em poder ajudar o time. Consegui acertar quase todos os arremessos e também armar boa jogadas. Mas o que importa é a vitória e temos que seguir evoluindo para os próximos jogos”, disse Pecos.

Além de Pecos, outros quatro jogadores pontuaram em dígitos duplos pelo time carioca. Varejão teve mais uma boa atuação e repetiu os 15 pontos do último jogo. Marquinhos e Olivinha, com 12 pontos cada, e Marcelinho, com 11, completam a lista dos cestinhas do time rubro-negro, que ainda teve Ramon e JP Batista, com nove e oito pontos, respectivamente.

O Flamengo totalizou expressivas 28 assistências na partida. O destaque ficou para JP Batista, com sete, seguido por Pecos, Marcelinho e Marquinhos, com quatro cada. O clube da Gávea detém agora as três melhores marcas coletivas da temporada no fundamento – as duas melhores são 32 e 31 assistências contra Botafogo e Campo Mourão, respectivamente.

“Muito da nossa vitória se deve a nossa defesa no primeiro tempo. A gente conseguiu controlar muito bem a equipe do Caxias e tirar o volume que eles têm. Eles vêm fazendo um grande campeonato e entramos com a missão de ter o controle do jogo. Foi exatamente isso que aconteceu. Marcamos muito bem e isso nos deu força para ter um bom aproveitamento no ataque”, disse o comandante rubro-negro José Neto.

Depois de dois quartos de amplo domínio do Flamengo, o Caxias equilibrou as ações nos 20 minutos finais. Com destaque para a ótima atuação de Paranhos, que marcou 15 de seus 19 pontos no segundo tempo, o time da casa equilibrou as ações e venceu a segunda metade da partida por 37 a 33.

Grande destaque da equipe gaúcha na partida, Paranhos ainda pegou dez rebotes e somou seu quarto duplo-duplo na temporada. Para construir seus 19 pontos, o ala/pivô teve ótimo aproveitamento nas bolas de 2 pontos, com sete acertos em 11 tentativas e ainda distribuiu uma bela assistência.

Mesmo com a derrota, o time comandado pelo técnico Rodrigo Barbosa continua no G-8. Agora, os gaúchos somam campanha de 52,6% de aproveitamento (nove vitórias em 19 jogos) e têm um triunfo de vantagem sobre o Minas, nono colocado.

Depois da pausa para o Carnaval, o Caxias enfrentará o Pinheiros, na próxima quarta-feira (14/02), fora de casa. No dia seguinte, o Flamengo fará um confronto duríssimo contra o Sesi Franca Basquete, com transmissão ao vivo pelo Facebook e também pelo canal SporTV 2.

 

Mais em Basquete