Siga o OTD

Basquete

Stephanie Soares decide se inscrever no Draft da WNBA

Após se destacar no basquete universitário, Stephanie Soares vai se inscrever no Draft da WNBA

Stephanie Soares no Draft da wnba
Stephanie Soares em ação pelas qualificatórias para a Copa do Mundo (Foto: FIBA)

Vai ter Brasil no Draft da WNBA! A ala-pivô Stephanie Soares, de 22 anos, decidiu se inscrever no processo para entrar na principal liga de basquete feminino do planeta, que acontecerá em 8 de abril. Ela estava disputando o College por Iowa State e buscava mais um ano de elegibilidade no basquete universitário depois que se lesionou, mas teve pedido negado.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Natural de São Paulo, Stephanie Soares teve praticamente toda a sua jornada no basquete feita nos Estados Unidos. Ela jogou quatro anos na The Master’s University, da NAIA, liga universitária de menor prestígio. Por lá, Stephanie sobrou e foi eleita duas vezes a melhor jogadora do ano da Divisão I da liga, em 2019-20 e 2021-22, além de ter recebido diversos outros prêmios individuais.
+ Bia Haddad e Thiago Monteiro avançam no Masters de Miami
+ Brasil segue em 9º lugar no ranking mundial de futebol feminino
+ Bia Ferreira vai à final do Mundial de boxe e Barbara Santos fica com o bronze

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A ala-pivô de 1,98m de altura chamou a atenção de muitos times da NCAA, a principal liga universitária norte-americana, e migrou para Iowa State no ano passado. Ela disputou 13 jogos pela equipe, tendo média de 14,4 pontos, 9,9 rebotes e 3,0 tocos por jogo. Além disso, marcou oito duplos-duplos e teve 54,4% de aproveitamento nos arremesos de quadra.

Stephanie Soares enquanto atua pelo basquete universitário de Iowa State
Stephanie jogando por Iowa State (Foto: Divulgação/ISU)

Lesão interrompe planos

A brasileira teve sua grande jornada interrompida em 8 janeiro deste ano, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em uma partida contra Oklahoma. Assim, ela ficou sem atuar pelo restante da temporada e não teve a oportunidade de disputar o March Madness, espécie de finais da temporada universitária.

Por ter 22 anos, este foi seu último ano no basquete universitário. Ela chegou a pedir um ano a mais de eligibilidade, mas não conseguiu. Por isso, decidiu acelerar seu processo de recuperação e vai se inscrever no Draft da WNBA, evento que seleciona as atletas para disputarem a liga profissional de basquete norte-americano.

“É decepcionante que meu tempo com o basquete feminino de Iowa State tenha chegado ao fim. Quero agradecer novamente aos meus companheiros de equipe, treinadores, médicos, equipe de treinamento atlético e torcedores de Iowa State por todo o apoio e palavras encorajadoras ao longo dos últimos meses”, disse Stephanie Soares em comunicado oficial.

Quando

O Draft da WNBA vai ocorrer em 10 de abril, em Nova York. Em caso de escolha, Stephanie se juntará a Damiris Dantas na lista de brasileiras na liga. Damiris está no basquete estadunidense desde 2014 e, atualmente, defende o Minnesota Lynx.

Além da longa jornada como atleta universitária, Stephanie Soares também acumula importantes passagens pela seleção brasileira de basquete feminino. Ela é figurinha carimbada nas convocações do técnico José Neto, sendo medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019 e campeã sul-americana no ano passado.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete