Siga o OTD

Basquete

Mogi atropela e se classifica; Paulistano é eliminado

FIBA Américas

Mogi atropela os donos da casa do Español de Talca e se classifica na Liga das Américas; Já o Paulistano perde para o San Lorenzo e é eliminado.

Na noite deste domingo (28) uma rodada dupla no Grupo B da Liga das Américas definiu os classificados para a próxima fase da competição. Primeiro, o Paulistano perdeu para o invicto San Lorenzo por 87 a 82 e, mais tarde, o Mogi das Cruzes atropelou os chilenos do Español de Talca por 105 a 69. Com os resultados, San Lorenzo (1º) e Mogi (2º) se classificaram.

Na próxima fase da competição, se o regulamento de 2017 se repetir, o Mogi e o San Lorenzo participarão de um grupo com Ferrocarril, da Argentina, que ficou na liderança do Grupo A, e o vice-líder Fuerza Regia, do México. Os dois melhores avançam para o Final Four, um quadrangular decisivo.

Mogi das Cruzes 105 x 69 Español de Talca (CHI)

Contra o fraco time chileno, o Mogi impôs um ritmo forte desde o início. Tyrone já dava mostras de que queria jogo e com uma boa atuação coletiva o primeiro quarto terminou em 29 a 21 para a equipe brasileira. Na segunda parcial, Tyrone já somava 16 pontos e liderou o time para fechar o quarto em 55 a 38.

Na volta do intervalo, nada mudou. O Mogi ia deslanchando e com erros grotescos da fraca equipe adversária, a vantagem foi se abrindo. Guerrinha revezou bastante os atletas, prova disso é que Tyrone só fez mais três pontos no jogo. Assim, o terceiro quarto terminou em 79 a 52.

O último período foi estranho, passou rápido e ninguém estava preocupado em marcar. Os times arremessavam com facilidade. Sem se esforçar muito, o Mogi fechou o jogo em 105 a 69 e garantiu a vaga na segunda fase do torneio.

San Lorenzo (ARG) 87 x 82 Paulistano

O San Lorenzo passou invicto pelo Grupo B da Liga das Américas de Basquete. A equipe venceu os três jogos contra Mogi, Paulistano e Español de Talca (com direito a mais de 60 pontos de diferença contra os donos da casa) e se classificou isolada na liderança para a próxima fase. Já o Paulistano terminou o grupo na terceira colocação e deu adeus à competição. A derrota no último segundo para o Mogi custou, realmente, caro.

O jogo deste domingo (28) contra o Paulistano foi extremamente parelho. A equipe argentina fez um bom início, impondo seu ritmo de jogo e chegou a abrir oito pontos no primeiro quarto. No entanto, o baque fez a equipe de Gustavo de Conti acordar. A marcação na defesa ficou mais forte e, com uma boa eficiência no ataque, a equipe paulistana, conseguiu diminuir a vantagem gradativamente e virar para ir à frente para o intervalo, 49 a 48.

No segundo tempo, as duas equipes cometeram muitos erros na marcação. Deryk Ramos era o melhor do paulistano em quadra, com expressivos 27 pontos na partida. As equipes foram se alternando no marcador, mas o terceiro quarto foi dos argentinos, que saíram vencendo por 67 a 63 para o quarto decisivo.

Para o Paulistano era vida ou morte. Se a equipe perdesse sabia que estava fora do torneio, já que mais tarde o Mogi era franco favorito contra o Español de Talca. Mas, isso fez com que os brasileiros ficassem levemente nervosos e não conseguissem aproveitar as chances de encostar no San Lorenzo. Dessa forma, o jogo terminou em 87 a 82.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete