Siga o OTD

Basquete

Paulistano vence a 11ª seguida, passa Franca e é 2º no NBB

Com ótima atuação de Nesbitt e Elinho, Paulistano supera Franca, chega na 11ª vitória seguida e assume a segunda posição no NBB

O Paulistano está simplesmente imparável no NBB 2017/2018. Na noite desta segunda-feira, a equipe do técnico Gustavo De Conti venceu um de seus desafios mais duros da temporada, diante do arquirrival Sesi Franca Basquete, no Ginásio Antonio Prado Jr, por 88 a 74, e assumiu de maneira isolada a vice-liderança do maior campeonato do país. De quebra, ampliou sua sequência positiva para 11 triunfos seguidos.

As duas equipes entraram em quadra com campanhas idênticas para dueloar diretamente pela vice-liderança do NBB. Com o resultado, o Paulistano se isolou no segundo lugar, com campanha de 13 vitórias em 16 partidas (81,3% de aproveitamento), e ainda colou no líder Flamengo, que tem 12 triunfos em 14 jogos (85,7% de aproveitamento).

 Ao somar mais um resultado positivo na conta, o Paulistano ampliou sua série invicta para 11 partidas e igualou a quinta maior sequência de toda a história do NBB, que pertence ao Flamengo na temporada 2013/2014. Esse é o maior número de triunfos consecutivos que o CAP já alcançou no maior campeonato do país.

Elinho Corazza foi “o cara” do Paulistano na partida. Líder em assistências da temporada (7,3 por partida), o armador deu seis servidas, mas se sobressaiu mesmo na pontuação: fez 15 pontos, com 3/4 nas bolas de 3 pontos e 3/3 nos tiros de 2. Oito de seus 15 pontos foram no último quarto, com direito a duas bolas de 3 pontos para esfriar a reação francana, sendo uma delas quase do meio de quadra.

Além de Elinho, o Paulistano contou com atuação de tamanho destaque do ala/pivô bahamense David Nesbitt, autor de 17 pontos (3/5 nas bolas de 3), seis rebotes, quatro assistências e três roubos de bola (23 de eficiência). Quem também se sobressaiu foram os alas/armadores Deryk Ramos, com 15 pontos e três servidas, e o peruano Kyle Fuller, que registrou 13 pontos, sendo 11 deles no terceiro quarto.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Paulistano usou o terceiro período para abrir uma larga vantagem e criar uma bela “gordura” para o período final. Com 11 pontos de Kyle Fuller e uma defesa sufocante para cima dos francanos, o CAP emplacou uma grande sequência e abriu 21 pontos (61 a 40) na metade da parcial. No fim, ficou com 14 pontos de margem antes de ir para os dez minutos finais.

 Uma das grandes armas do Paulistano mais uma vez foram as bolas de 3 – foram 15 acertos em 33 tentativas (45,5% de aproveitamento), igualando a quarta maior marca deste NBB, registrada pela própria equipe. Líder isolado da temporada no quesito (11,5 acertos por partida), a equipe do técnico Gustavo De Conti agora é dona de cinco das 10 maiores marcas do campeonato em arremessos de 3 pontos. O recorde absoluto da competição também é do CAP, com 19 acertos contra o Solar Cearense.

Agora, o Paulistano/Corpore se desligará um pouco do NBB e focará na Liga das Américas 2018. Atual vice-campeão nacional, o time alvirrubro embarcará para o Chile para as disputas do Grupo B do torneio, que será realizado entre os dias 26 e 28 de janeiro (sexta a domingo) na cidade de Talca. Também estão na chave San Lorenzo (ARG), Mogi das Cruzes/Helbor (BRA) e o anfitrião Español de Talca (CHI), primeiro adversário do CAP na competição. O duelo frente aos donos da casa será na sexta-feira, às 22h30 (de Brasília).

O Paulistano voltou a ser uma “pedra no sapato” do Franca Basquete. Não bastasse a eliminação nas quartas de final do último NBB e o título Estadual conquistado em pleno Pedrocão, o CAP quebrou a larga sequência francana de nove vitórias seguidas e ainda jogou a tradicional equipe para a quarta colocação, com campanha de 12 triunfos e quatro derrotas (75% de aproveitamento).

Apesar da derrota, a nota positiva da equipe francana ficou por conta do garoto Didi, de apenas 18 anos. Com a ausência de Leandrinho na ala, o garoto foi acionado durante a partida e não decepcionou: fez 14 pontos (recorde pessoal no NBB), sendo dez deles de maneira consecutiva no segundo quarto (2/2 nas bolas de 3 pontos e 2/3 nos tiros para 2 pontos).

Mais em Basquete