Siga o OTD

Basquete

Tenerife perde outra, mas avança em 1º lugar na Champions League

Tenerife, de Huertas, avança em primeiro lugar no grupo e se garante de forma direta na terceira fase da Champions League

Marcelinho Huertas Tenerife Champions League de basquete
Huertas em ação contra o Rytas (Foto: FIBA)

O Lenovo Tenerife, equipe espanhola onde atua o brasileiro Marcelinho Huertas, perdeu para o Vilniaus Rytas, da Lituânia, nesta quarta-feira (21), pela Champions League de basquete masculino. O placar do jogo foi 85 a 78, com sete pontos e seis assistências de Huertas. No entanto, o time espanhol fechou a primeira fase em primeiro lugar do grupo e avançou à terceira fase diretamente.

+ Corinthians vence Bauru de virada no NBB

Como já estava previamente classificado, o jogo do encerramento da primeira fase pouco valeu para o Lenovo Tenerife. Ainda assim, a equipe se manteve na frente do placar durante praticamente todo o primeiro tempo, sofrendo a virada antes do intervalo. O Rytas passou a frente e controlou a partida no segundo tempo, vencendo por sete pontos e se classificando em segundo lugar do grupo.

O norte-americano Marcus Foster foi o cestinha da partida, com 21 pontos. Também do Rytas, o islandês Elvar Fridriksson anotou 19 pontos. Pelo Tenerife, Jaime Fernandez marcou 18 pontos e foi o único a ter dois dígitos de pontuação em sua equipe. Marcelinho Huertas começou no banco, mas contribuiu com sete pontos, um rebote e seis assistências.

Marcelinho Huertas Tenerife
(Foto: FIBA)

Formato da competição

O Tenerife acumulou quatro vitórias e duas derrotas na primeira fase da Champions League de basquete masculino – antes do Rytas, havia perdido para o grego Peristeri BC. A equipe ficou em primeiro lugar da chave e, assim, avançou de forma direta à terceira fase da competição, evitando disputar o play-in da competição, que reúne os segundos e terceiros colocados de cada chave.

O Tenerife está no grupo L da terceira fase, ao lado do Bilbao Basket, também da Espanha. Os outros dois representantes virão do confronto entre o espanhol UCAM Murcia e o turco Pinas Karsiyaka e o português Benfica e o também turco Darussafaka. O play-in será realizado a partir de 03 de janeiro. A terceira fase começará em 24 de janeiro.

Times de Yago e Benite vencem

Pela Eurocup, outra competição continental de basquete masculino, dois brasileiros saíram vitoriosos. O espanhol Gran Canaria, de Vitor Benite, bateu o alemão Towers Hamburgo por 83 a 76, enquanto o alemão Ratlopharm Ulm, de Yago, derrotou o romeno Cluj-Napoca, de Leo Meindl, por 84 a 81.

Yago Ratiopharm Ulm basquete
Yago, ex-Flamengo e Paulistano, está na Alemanha (Foto: BT Cluj-Napoca)

Vitor Benite começou o jogo entre os titulares, atuou por 22 minutos, fez 12 pontos e pegou dois rebotes. Esta foi a sétima vitória do Gran Canaria na Eurocup. A equipe tem duas derrotas e aparece na segunda colocação do grupo B, atrás do Turk Telecom Ancara. A competição possui 20 equipes, divididas em dois grupos de dez. Após jogarem entre si em turno e returno, as oito melhores de cada chave avançam ao mata-mata.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já no duelo entre as equipes com brasileiros, o Ratiopharm Ulm levou a melhor. Yago foi titular e atuou por 24 minutos, marcando seis pontos, pegando dois rebotes e dando três assistências. Pelo lado romeno, Leo Meindl marcou oito pontos, pegou sete rebotes e deu duas assistências. O time alemão tem agora cinco vitórias e quatro derrotas, estando em sexto lugar, enquanto o Cluj-Napoca tem três triunfos e seis revés, aparecendo em nono.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete