Siga o OTD

Basquete

Três jogos movimentam a rodada de domingo do NBB

Paulistano x Joinville, Basquete Cearense x Flamengo e Vitória x Minas movimentam a rodada do NBB 2017/2018 neste domingo

Em um fim de semana movimentado, o NBB 17/18 terá três partidas neste domingo (14/01). Com Paulistano x Joinville (11h), Basquete Cearense x Flamengo (12h) e Vitória x Minas Tênis Clube (16h), a rodada da principal competição do basquete nacional será agitada. Com isso, reunimos os 10 principais fatos que marcarão estes duelos. Confira:

Pegando fogo

O Paulistano ser a equipe que mais converte bolas de 3 pontos por partida na temporada, com média de 11,7, já é realidade faz tempo. Porém, um dos principais destaques da equipe também lidera o quesito individualmente. Com média de 2,8 arremessos de 3 pontos convertidos por jogo, Kyle Fuller esta no topo da estatística. Logo em sua primeira temporada, o camisa 11 do CAP só não converteu um arremesso de fora do perímetro na estreia da competição, contra o Sendi/Bauru Basket.

Melhor impossível

Com sete vitórias consecutivas, o Paulistano ostenta a maior sequência positiva em vigor neste NBB. Apenas seu arquirrival, EC Pinheiros, que venceu as sete primeiras partidas da temporada, conseguiu sequência tão longa nesta edição. Caso vença o Joinville, o time comandado por Gustavo De Conti se isolará no posto.

Fim de jejum

Seis derrotas consecutivas até então, o Joinville encerrou o jejum negativo em sua última partida. Diante do Botafogo, dentro de casa, a equipe catarinense foi dominante nos dois minutos finais, virou o placar e conquistou o tão sonhado resultado positivo, por 68 a 63,entrando no grupo dos 12 primeiros classificados, que vão aos playoffs.

Ladrão honesto

Um dos destaques do Joinville no NBB 17/18, Deonta Stocks é o maior ladrão da temporada, no bom sentido. Com três partidas consecutivas com pelo menos cinco bolas recuperadas, o norte-americano tem média avassaladora de 3,7 roubos de bola por partida, liderando o quesito com folga. Na edição passada da Liga Ouro, em que defendeu o APAB Blumenau, Stocks já mostrou do que era capaz. Em 18 partidas, o camisa 1 teve 3,3 roubos de média, líder absoluto da competição. Até hoje, a maior média de roubos por partida em uma temporada do NBB veio na edição 14/15, com Fernando Penna, do Paulistano, com 2,8 por jogo.

Sequências opostas

Vivendo momentos inversos, Basquete Cearense e Flamengo tem sequências bem diferentes atualmente. Enquanto a equipe nordestina tem três derrotas seguidas, mas volta a sua casa, onde venceu seu último jogo (00 a 00 contra o Joinville), o rubro-negro carioca tem quatro vitórias em sequência, mas foi derrotado em seu último compromisso como visitante, para o Sesi/Franca Basquete, por 100 a 82.

Voando baixo

Segundo cestinha da temporada, com média de 17,5 pontos por partida, Marquinhos vem voando baixo nos últimos jogos. Só nesta semana foram 20 pontos na vitória sobre o Mogi, por 77 a 71, que deu a liderança do NBB ao Flamengo, e 27 pontos no triunfo sobre a Liga Sorocabana, por 82 a 67, em que foi o cestinha do time.

Estatísticas em choque

Melhor ataque, com média de 82,1 pontos por partida, o Flamengo enfrentará a segunda pior defesa do NBB 17/18, com média de 78,2 pontos sofridos por jogo. Em contrapartida, o Basquete Cearense é a equipe mais reboteira na competição. Com média de 40,2 rebotes conquistados por duelo, o time nordestino é seguido de perto pelo segundo colocado, Pinheiros, que tem média de 40,1.

Confronto direto

Muito próximos na tabela de classificação, Vitória e Minas farão um confronto direto neste domingo. Com seis resultados positivos e outros seis negativos, o rubro-negro é nono colocado atualmente. Enquanto isso, o time mineiro vem na sétima posição, com sete vitórias e cinco derrotas. Em caso de triunfo baiano, as equipes passarão a ter campanhas idênticas e o Leão ultrapassará o rival na classificação, devido ao saldo de pontos.

Tem história

Presente em todas as edições do NBB, Murilo Becker hoje atua no Vitória, mas já defendeu as cores do rival deste domingo. Nas duas primeiras temporadas da competição, o pivô foi destaque do Minas, terceiro colocado em ambas edições, com média de 19,3 pontos, 8,9 rebotes e 1,2 tocos, em 69 atuações, sendo selecionado nas duas edições para a Seleção do NBB.

Causaram

Quatro atletas que vão à quadra neste domingo têm pelo menos uma ótima lembrança dos duelos contra seu rival. Como Davi e Betinho, do Basquete Cearense. Enquanto o armador tem seu recorde de rebotes (12) diante do Fla, o ala registrou seu maior número de pontos (33) contra o rubro-negro carioca. Do outro lado, Arthur Pecos também tem sua maior marca de rebotes (11) em um duelo contra o Carcará. Já na partida entre Vitória e Minas, Kenny Dawkis, armador do time baiano, também alcançou seu maior número de rebotes (12) em confronto diante dos mineiros.

Mais em Basquete