Siga o OTD

Basquete

Franca bate o São Paulo no primeiro jogo da final do Paulista

Sesi Franca vence São Paulo em pleno Morumbi e fica a uma vitória do título do Campeonato Paulista

São Paulo Sesi Franca Campeonato Paulista de basquete
(Foto: João Pires/LNB)

A um passo do título! O Sesi Franca derrotou o São Paulo no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista de basquete masculino, neste domingo (09), e está a uma vitória de sagrar-se campeão estadual. A partida, que aconteceu no Ginásio do Morumbi, terminou com placar de 88 a 80 para o time interiorano. O próximo duelo entre as duas equipes será na quarta-feira (12), às 19h, no Pedrocão.

+ Tabela do Campeonato Paulista de basquete masculino

Como pede uma final, o primeiro jogo entre São Paulo e Sesi Franca foi de altíssimo nível, com belas jogadas, trocação constante no placar e definição nos minutos finais. Além disso, a torcida são-paulina deu show nas arquibancadas do Morumbi. Apesar de não estar lotado, o ginásio recebeu um ótimo público.

Torcida São Paulo Morumbi basquete
Torcida do São Paulo compareceu em grande número no Morumbi (Foto: Miguel Schincariol/sãopaulofc.net)

Ao longo de todo o jogo, as duas equipes se alternaram na liderança do placar. O São Paulo chegou a abrir oito pontos no primeiro período, mas o Franca virou já no segundo período. O Tricolor recuperou a frente e assim se manteve em boa parte do segundo tempo, mas foi o Franca quem levou a melhor no fim.

Lucas Dias foi o principal jogador da partida, marcando 27 pontos e pegando 14 rebotes, em um aproveitamento de 55% dos arremessos de quadra. Quem teve uma atuação praticamente impecável foi Jhonatan Luz, que marcou 22 pontos num aproveitamneto de 100% dos arremessos de quadra. Georginho anotou 19. Pelo lado do São Paulo, Malcolm Miller fez 24 pontos, sendo seis bolas de três, e Tyrone anotou 21.

Maior pontuador do jogo, Lucas Dias teve 37 de eficiência (Foto: Miguel Schincariol/sãopaulofc.net)

O duelo entre São Paulo e Sesi Franca é uma reedição da final do Campeonato Paulista de basquete do ano passado. Na ocasião, o Tricolor levou a melhor em dois jogos e conquistou o título. Desta vez, quem pode gritar “campeão” sem a necessidade de um terceiro jogo é o Sesi Franca. A equipe precisa vencer o duelo da próxima quarta-feira (12), às 19h, com o apoio de sua torcida no Pedrocão, para faturar o título.

Como foi o jogo

O jogo começou frenético, em especial para o São Paulo, que contou com mãos calibradas de seus jogadores. Dos 23 primeiros pontos do Tricolor, 21 foram de arremessos de três pontos (sete cestas convertidas), enquanto os outros dois vieram de lances livres. O ótimo aproveitamento fez o São Paulo abrir 23 a 15 de vantagem, mas a equipe interiorana melhorou após pedido de tempo e chegou ao empate no fim do período, em 25 a 25.

São Paulo x Sesi Franca  Campeonato Paulista de basquete
Malcolm Miller foi a principal arma ofensiva do Tricolor no início do jogo (Foto: Miguel Schincariol/sãopaulofc.net)

O Sesi Franca voltou melhor para a segunda etapa e anotou quatro pontos seguidos para tomar a frente do placar em 29 a 25. Após um momento de instabilidade, o São Paulo se recuperou e voltou a equilibrar o jogo, trocando pontos com o adversário. Ao fim do período, o placar era de 42 a 41 para o Franca.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O terceiro período seguiu equilibrado, com trocas no placar entre as duas equipes. O São Paulo tomou a dianteira no início, mas o Sesi não deixou o time desgarrar. Após uma corrida de nove pontos seguidos, o Tricolor conseguiu abrir uma ligeira vantagem, de seis pontos, em 60 a 54, mas o Franca respondeu e voltou a ter a frente em 64 a 62. No último período, o São Paulo retomou a dianteira ainda no início do quarto, mas não conseguiu segurar. O Franca virou, abriu e fechou o placar em 88 a 80.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete