Siga o OTD

Basquete

Esportes americanos: aprenda os termos em inglês

nba all-star game
(Facebook/NBA)

Já é muito comum se deparar com esportes americanos no dia-a-dia. Seja no streaming preferido, ou até mesmo em parques municipais, a verdade é que atividades como o futebol americano, beach tennis, basquete e até mesmo o Rugby têm entrado no gosto do brasileiro.

Para quem está começando a se interessar pelo assunto e não quer ficar de fora da conversa, as regras podem parecer um pouco complicadas – mas não impossíveis – de entender. Nada como bons cursos de inglês para se inteirar sobre os termos e virar expert no assunto.

Esportes Americanos amados pelos brasileiros

São diversos os esportes americanos, sejam eles individuais ou em grupo. Saber a regra dos jogos é essencial para se divertir assistindo – ou até praticando – algum deles, mas existem termos em inglês que são fundamentais para não passar vergonha.

Por isso, veja alguns termos e três esportes americanos que já são febre no Brasil.

Futebol Americano

A quantidade de espectadores brasileiros que assistem à  NFL (National Football League) aumentou 117% nos últimos 5 anos. Só em 2022, o interesse por futebol americano cresceu 33% no Brasil, é o que conta a Sponsorlink, pesquisa realizada pelo Ibope Repucom.

São milhares de seguidores nas redes sociais brasileiras na NFL. Segundo um levantamento do Twitter, de setembro de 2021 a fevereiro de 2022, o Brasil foi o quarto país que mais tuitou sobre o assunto no mundo, perdendo apenas para EUA, Canadá e México.

Veja alguns termos que precisam estar na ponta da língua quando se fala em futebol americano:

●      Touchdown: é a jogada que dá mais pontos no jogo. É quando um time consegue atravessar todo o campo com a bola e entra na endzone adversária.Além dos seis pontos, o time ganha o direito a um chute ou jogada extra.

●      Endzone: Cada time tem a sua endzone, localizada nas extremidades do campo. É nela que acontece o touchdown.

●      Field goal: é uma das formas de pontuar no jogo. É quando, durante o ataque, o time tenta acertar um chute dentro de uma trave com formato em Y, que fica no final da endzone do adversário. Caso acerte, três pontos serão marcados.

●      Kickoff: é o primeiro chute da partida e ocorre em dois momentos. No início do primeiro e do segundo tempo. O resultado do chute indica onde o time adversário vai começar seu ataque.

Basquete

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Repucom, mais de nove milhões de brasileiros são apaixonados pelo basquete. O esporte chegou ao Brasil em 1896, mas é bom ficar de olho em algumas expressões, caso esteja escutando a transmissão internacional:

  • Slam Dunk: é a enterrada – quando o jogador coloca a bola na cesta com as duas mãos, segurando no aro.
  • Shot: nada mais é do que o arremesso que faz as pontuações na partida.
  • Time out: é quando o técnico pede tempo ao juiz para poder alinhar estratégias e jogadas com o time durante a partida.

Beach Tennis

Febre no Brasil, o Beach Tennis tem se profissionalizado pelo mundo. O esporte é uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e frescobol.

Com várias competições pelo Brasil e pelo mundo, o esporte também tem sua linguagem própria e alguns termos em inglês que precisam ser conhecidos por quem está a fim de competir, como:

  • American Twist -é um saque com muito efeito, que faz a bola quicar e subir bastante
  • Backcourt – Área entre a linha de saque e a linha de fundo da quadra.
  • Backhand – é um golpe executado pelo jogador com a mão contrária da qual ele segura a raquete.
  • Break – vencedor do game no saque adversário
  • Challenge – solicitação para revisar a marcação da bola.
  • Drive – Golpe executado pelo tenista do fundo de quadra

Vôlei

A torcida do voleibol feminino e masculino no Brasil é imensa, bem como as conquistas das seleções brasileiras. Com uma história de sucesso, o vôlei tem origem americana e alguns termos em inglês ainda acompanham cada partida, veja:

  • Set – é como é dividido o sistema de pontuação da partida. Cada 25 pontos que um time conquista, é um set vencido (com exceção do tie-break). A partida oficial é realizada com melhor de cinco sets.
  • Tie-break – é o set decisivo da partida. Ele tem uma pontuação menor (15 pontos, contra os 25 normais) e acontece quando há um empate de 2 a 2.
  • Set point – é o momento em que o coração fica na boca. É o ponto decisivo do set. Ele pode ser o match point (ponto final do jogo) ou até o championship point (ponto final de um título).
  • Ace – é quando o jogador pontua no saque, sem ser tocado por nenhum outro jogador.

Lembrando que são apenas alguns dos diversos termos dos esportes americanos que já são tão amados pelos brasileiros. Para não ficar perdido em transmissões de campeonatos mundiais, vale sempre se atualizar sobre as expressões na língua.

Mais em Basquete